São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia anuncia grande reserva no campo de Júpiter

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras confirmou ontem à noite a descoberta de um grande reservatório de gás natural e petróleo no campo conhecido como Júpiter, na área do pré-sal da bacia de Santos. O primeiro anúncio havia ocorrido em janeiro passado -mas a exploração foi interrompida por razões operacionais.
O poço perfurado fica no bloco BM-S-24, cujo consórcio é liderado pela Petrobras -que é a operadora, com 80% de participação- e conta também com a portuguesa Galp Energia.
A estatal disse que a estimativa dos volumes de petróleo e gás natural para o campo de Júpiter só será possível após "análises das amostras de fluidos recuperados nesse poço e da perfuração de novos poços". Várias amostras de petróleo foram recuperadas e estão no Centro de Pesquisas da Petrobras.
Segundo especialistas, já se sabia que havia uma grande jazida de gás natural no poço. O comunicado de ontem da Petrobras mostra que também há expressivo reservatório de petróleo de boa qualidade.
Até agora, foram divulgadas estimativas para o campo de Tupi (de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo) e de Iara (de 3 a 4 bilhões). Se confirmadas as perspectivas mais otimistas, somente esses dois campos praticamente dobrarão o atual nível de reservas de petróleo do país, que é de aproximadamente 14 bilhões de barris.
Embora localizado a 37 quilômetros do campo de Tupi (no litoral paulista), Júpiter está mais próximo da costa do Rio de Janeiro (290 quilômetros). A profundidade do reservatório é de 5.773 metros, com lâmina d'água de 2.187 metros. A descoberta foi comunicada à ANP (Agência Nacional do Petróleo). Posteriormente, a estatal vai enviar à agência um plano de avaliação do bloco BM-S-24.
Na segunda-feira passada, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que mais informações sobre Júpiter seriam divulgadas em breve.


Texto Anterior: Caixa de empresa do pré-sal virá de aporte na Petrobras
Próximo Texto: Evento Folha: Debate sobre o pré-sal será hoje, às 18h30
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.