São Paulo, sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE impõe tarifa sobre folha de alumínio brasileira

DA REDAÇÃO

A União Europeia acusou de dumping (venda por preço inferior ao custo) os exportadores brasileiros de folha de alumínio e, por isso, vai impor tarifa sobre os produtos vindos do país.
De acordo com a decisão (que começa a valer a partir do mês que vem), os exportadores brasileiros do produto terão que pagar durante um período de cinco anos uma tarifa extra de 17,6% para entrar no bloco de 27 países.
A Companhia Brasileira de Alumínio, uma das investigadas, fez acerto com a UE em que se compromete a vender o produto pelo preço mínimo em troca de isenção da tarifa antidumping.
A investigação sobre o caso começou em maio do ano passado com a reclamação por parte de fabricantes de países como Grécia e Bulgária e não ficou restrita aos produtores brasileiros. Exportadores de China e Armênia também foram investigados pela União Europeia.
Em abril, a UE já tinha imposto uma tarifa sobre as folhas de alumínio provenientes dos três países (no caso de algumas empresas chinesas, ela chegava a até 42,9%). Na decisão final, o bloco reduziu o patamar do tributo a ser cobrado dos exportadores e vai restituir a diferença. Inicialmente, a tarifa cobrada das companhias brasileiras era de 25,9%.
Segundo o bloco, Brasil, China e Armênia tinham juntos 49% de participação no mercado europeu de folha de alumínio no período de julho de 2007 a junho de 2008 -ante 14% em 2005.
Esse avanço se deve principalmente ao expressivo ingresso de produtos vindos da China. Os fabricantes chineses, que tinham participação de 0,05% em 2005, conquistaram 30,7% do mercado europeu em junho do ano passado. O Brasil, no entanto, teve queda na sua participação nesse período, de 14,1% para 12,8%.

Com a Bloomberg



Texto Anterior: Novas ações protecionistas ameaçam agenda do G20
Próximo Texto: Após acordo, Suíça sairá de "lista negra" de paraísos fiscais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.