São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Venda de veículos supera recorde de 1997

A pouco mais de dois meses do fim do ano, as vendas de automóveis já superaram tanto as do ano passado como o recorde histórico de 1997. A previsão da Anfavea, a associação do setor, é que sejam vendidos, neste ano, 2,4 milhões de veículos.
Em 2006, foram licenciados 1.927.738 veículos, considerando o mercado total. Em 1997, foram 1.943.458 de emplacamentos. A projeção do mercado é que o número de 2006 deva ser batido hoje, e o recorde de dez anos atrás, entre amanhã e segunda-feira.
Se a Anfavea acertar a previsão para este ano, de 2,4 milhões de carros licenciados, esse número vai representar uma média de cerca de 10 mil carros novos por dia. Para ser preciso, 9.756 veículos licenciados em 246 dias úteis.
Ao atingir essa marca, o setor atinge também o recorde de utilização de capacidade instalada, o que vai exigir das empresas novos investimentos para atender a demanda.
Há algumas semanas, a Anfavea apresentou uma série de propostas ao governo com sugestões para incentivar novos investimentos por parte das montadoras.
A partir desse trabalho, o governo estuda a adoção de um pacote de incentivos para o setor. O plano deve ser anunciado no início de novembro, quando o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, irá anunciar a nova política industrial para o país. O setor automotivo será um dos pontos altos.
Apesar de a indústria automobilística estar trabalhando a todo o vapor neste ano, isso não tem se refletido em aumento de preços dos automóveis. Segundo o economista Bráulio Borges, da LCA Consultores, esse comportamento só se deve ao aumento das importações tanto de carros como de peças e componentes. Só a importação de carros praticamente dobrou neste ano em relação a 2006. Em 2005, os importados respondiam por 5% do total de carros vendidos. Neste ano, a proporção atinge 12%.

Presidente do STB assume organização mundial de turismo

José Carlos Hauer Santos Jr., presidente do STB Student Travel Bureau, foi nomeado presidente da WYSTC (World Youth Student and Education Travel Confederation), organização mundial para o turismo jovem e estudantil.
A WYSTC tem 530 integrantes do segmento de viagens para jovens e estudantes e especialistas em educação.
No cargo, um dos focos de Santos Jr. será a representação do turismo estudantil em departamentos de turismo e de Estado e de outras organizações nacionais e internacionais. "Somos o único representante desse segmento de mercado", diz. A obtenção de vistos por longo período para estudo ou trabalho, por exemplo, é um tema que precisa ser abordado junto aos governos, de acordo com o novo presidente.
Outra preocupação é ambiental. "A gente entende que o viajante causa um custo de monóxido de carbono para a atmosfera."
Santos Jr. também pretende investir na realização de mais feiras, inclusive na Ásia.

APIMENTADO
O governador da Bahia, Jaques Wagner, não está nada feliz com as mudanças promovidas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na malha aérea no país. A Bahia perdeu 12 vôos diários de Congonhas. Wagner tem dito que foram cortados 15 mil empregos no Estado com a mudança. O governador baiano pretende levar a queixa ao presidente Lula.

EM OBRAS
O nível de emprego da construção pesada teve alta, pelo quinto mês consecutivo, de 2,05%, em setembro, com a admissão de 775 trabalhadores. Segundo o Sinicesp (sindicato do setor), no acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 15,02%, com a abertura de 5.029 postos. Em setembro, as empresas contabilizaram 38.507 empregados. Quando o estudo começou, em 1986, o setor empregava mais de 130 mil.

HOMENAGEM
Antônio Ermírio de Moraes recebe hoje, no Teatro CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, o título de membro benemérito do CIEE pelos serviços prestados à educação, à inclusão social e ao aperfeiçoamento profissional da juventude brasileira. Na sessão solene, o economista José Pastore fará palestra sobre a educação brasileira. No evento, também será distribuído o último livro de Antônio Ermírio, intitulado "Somos Todos Responsáveis" (editora Gente).

RECRUTAMENTO
A World Study, organização de educação intercultural, organiza no domingo a quarta edição, em 2007, da feira de recrutamento da Universal Studios, em São Paulo. O encontro deve reunir cerca de 200 jovens universitários interessados nas 80 vagas no parque.

LIGAÇÃO
A Brascan lança, por celular, o empreendimento Itaúna Gold, complexo residencial de alto luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Por meio de celulares com bluetooth, a empresa exibiu um filme com algumas imagens do novo empreendimento.

ECOHOTEL
O Funcef (Fundo de Pensão da Caixa Econômica Federal) acaba de assumir o hotel Eco Resort do Cabo, no litoral de Pernambuco. O objetivo é transformá-lo no primeiro hotel cinco estrelas do país totalmente ecológico. Além de energia solar e reaproveitamento de água, haverá um programa de compensação de carbono por hóspede e programação de ecologia para adultos e crianças.

ESPETO
Está no Brasil Andrew Cahn, o presidente do United Kingdom Trade & Investment, instituição britânica responsável por promover comércio e investimentos. Na agenda do britânico, um "tour do álcool" em Piracicaba e uma visita à Friboi, ao lado de Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil. Almoçou churrasco. Na guerra para defender a carne brasileira, Cahn pode se tornar um aliado.

GUIA
A Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro) distribuirá durante o segundo Seminário Internacional sobre Renda Fixa em Mercado de Balcão, hoje, em São Paulo, o "Guia para Investidores Estrangeiros", com dicas de como investir no mercado financeiro do Brasil. O guia informa os ativos que podem ser adquiridos, em quais mercados, como registrá-los, as regras de atuação, a tributação e outras informações.

COM CLASSE
Gloria Kalil se prepara para lançar seu quarto livro, "Alô, Chics!" (Ediouro, 224 págs, R$ 39,90), nas próximas semanas, em São Paulo e no Rio. Com base em situações do cotidiano, o livro trata de etiqueta contemporânea. O trabalho foi desenvolvido a partir de perguntas recebidas pela autora sobre o tema. Em capítulos curtos, Kalil relata algumas experiências por que passou, em situações desagradáveis ou engraçadas, e conta como as resolveu.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Abertura de capital da Bovespa bate recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.