São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefonia fixa cai e internet puxa receita das teles

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Oi e a Telefônica perderam aproximadamente 660 mil clientes na telefonia fixa local entre o final de junho de 2008 e o final de junho deste ano, o que representa queda de 1,95% no número de clientes.
Por outro lado, no mesmo período essas empresas ganharam cerca de 1 milhão de usuários para acesso à internet em alta velocidade. Nesse serviço, o aumento na base de clientes foi de 16,93%.
Os dados ilustram o fato de que, cada vez mais, a telefonia fixa, negócio original dessas empresas, perde importância em relação a pacotes de serviço, que incluem internet em banda larga e TV paga.
Em números absolutos, no entanto, a quantidade de clientes de telefonia fixa ainda é muito maior: 33,2 milhões, ante 6,8 milhões da banda larga.
A mudança no perfil do negócio fica evidenciada nos comentários do desempenho consolidado da Telefônica, enviados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no final do trimestre passado. Segundo a análise, a evolução de serviços como TV por assinatura e banda larga "compensa parcialmente a redução de receitas tradicionais, tais como telefonia pública e serviço local".
A telefonia fixa, na verdade, virou um item que acompanha pacotes de serviços. É o que também fica exposto nos comentários do desempenho da Telefônica. Segundo a empresa, a queda de receita na telefonia fixa local é "justificada pela queda das linhas em serviço e pela venda de duos e trios que oferecem tarifa plana com ligações locais ilimitadas".
Dessa forma, a mudança de perfil ajuda a manter e até aumenta a receita das empresas. No acumulado até junho, a receita operacional líquida da Telefônica foi de R$ 7,8 bilhões, 1,8% mais do que em 2008.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Quatro Estados constroem rede de serviço para fugir das teles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.