São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2006

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Vaivém das commodities

@ - mzafalon@folhasp.com.br

TENDÊNCIAS
Profissionalização e assistência técnica estão entre as principais tendências do mercado agropecuário brasileiro, segundo pesquisa encomendada pela Divisão de Saúde Animal da Pfizer para identificar as tendências dos próximos anos.

SANIDADE ANIMAL
A pesquisa mostra que a indústria veterinária continuará sendo importante para a cadeia produtiva, contribuindo para a sanidade do rebanho. Mas deverá agregar valor ao negócio agropecuário por meio da transmissão de conhecimento, educação e suporte técnico.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Para Jorge Espanha, da Divisão de Saúde Animal da Pfizer, "a profissionalização garantirá a permanência do produtor no mercado".

MAIS LEILÕES
Em outubro foram realizados 156 leilões de bovinos selecionados para a produção de carne, com faturamento de R$ 45,2 milhões. Embora o número de pregões e de animais tenha aumentado, o movimento financeiro recuou 17% em relação a igual mês de 2005. Os dados são da revista "DBO", especializada em pecuária.

ÚLTIMO BIMESTRE
A tendência para este final de ano é de mercado levemente mais ofertado, com "cotações calmas", segundo análise da "DBO". A agenda se recompõe em relação ao último bimestre do ano passado, atropelado pela volta da aftosa. A programação é de 110 leilões apenas para a venda de bovinos de corte.

CAFÉ NA MERENDA
A partir do início do próximo ano letivo, pelo menos dez empresas em seis Estados devem começar um programa de inclusão do café na merenda escolar. Chamado de "Café na merenda, saúde na escola", o programa visa oferecer "os benefícios saudáveis" do café aos alunos e "fazer o consumidor do futuro de forma antecipada", diz Guivan Bueno, da Abic.

CONEXÃO MÉDICA
"Se dirigir, só beba café". A frase do médico Darci Lima, dita ontem em congresso da Abic, mostra o efeito da bebida sobre a saúde. Indicado cada vez mais para ativar a memória, evitar a depressão e até prevenir doenças como câncer e mal de Parkinson, a classe médica começa a aceitar cada vez mais o café como bebida saudável. Mas o café tem de ser "puro como um anjo e quente como o inferno".

PÓS-COLHEITA
Estudo da Abic mostra que os produtores de café conilon podem obter maior qualidade e melhores preços pelo produto se cuidarem mais do pós-colheita. "O produtor tem de buscar melhor qualidade e cobrar mais da indústria", diz Nathan Herszkowicz, da Abic. Já as indústrias têm de atrair mais consumidores para esses produtos de qualidade, diz ele.


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