São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

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Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

CRISE ESFRIA TERRA
Um hectare de terra custava, em média, R$ 4.341 no país no bimestre setembro-outubro. Esse valor é praticamente idêntico ao de julho-agosto, quando os negócios foram efetivados a R$ 4.334.

PERDA DE RITMO
Os preços da terra continuam elevados, mas perderam o forte ritmo de aceleração que vinham registrando. Nos últimos 36 meses, a alta média no país foi de 41%. Nos últimos 12 meses, de 12,5%. Os dados são do Instituto FNP e foram divulgados ontem.

NEGÓCIOS PARADOS
Na avaliação dos técnicos do IFNP, a crise provocou um "momento de espera" no setor. Houve suspensão ou adiamento de negócios. As terras mais caras continuam sendo as do Sul, que valem R$ 8.523 por hectare, em média. Sudeste (R$ 7.601) e Centro-Oeste (R$ 3.378) vêm a seguir.

ABAIXO DE R$ 100
O feijão perde preços nesta semana. Em algumas regiões produtoras, a saca já está a R$ 85, dependendo da qualidade do produto. Na média, os preços negociados ontem ficaram em R$ 92,50, mas alguns negócios chegaram a R$ 100, conforme pesquisa da Folha.

CAFÉ DE QUALIDADE
O produtor paulista Homero Teixeira de Macedo Júnior, de São Sebastião da Grama, vai receber R$ 2.470 por saca de café. Ele foi o vencedor do 5º concurso nacional de café de qualidade na categoria cereja descascado. Na categoria natural, o mineiro Francisco Luiz da Costa, de Jacuí, foi o ganhador e receberá R$ 2.200 por saca.

VIA PORTO
A desvalorização do real e a boa oferta de milho estão permitindo a movimentação do produto nos portos brasileiros, segundo Leonardo Sologuren, da consultoria Céleres.

POTENCIAL
O setor de silvicultura, que movimenta US$ 20 bilhões por ano, se reúne em Porto Alegre em 10 e 11 de dezembro, no Congresso Madeira, para discutir, entre outros assuntos, cenários para os próximos meses diante da crise financeira. O Brasil é o sexto maior produtor mundial de celulose.

CAFÉ PARA JOVENS
Em novembro, serão destinados R$ 5,5 milhões do Funcafé para uma campanha de café. Com o tema Café e Saúde, a campanha será desenvolvida em várias meios de comunicação, entre eles TVs, revistas e jornais.

PARA PORCOS
Devido ao baixo preço do trigo brasileiro, os norte-americanos querem importar o cereal para a alimentação de suínos, informou ontem a Reuters.


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