São Paulo, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

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Modelo penaliza usuário, dizem empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística) calculou o custo do pedágio sobre a viagem a três destinos diferentes a partir de São Paulo a fim de demonstrar como o modelo de concessões no Estado onera os transportadores. Foram escolhidos três destinos (Triângulo Mineiro, Nova Friburgo e Belo Horizonte), com distâncias equivalentes.
Para rodar os 586 km do complexo Anhanguera Bandeirantes, o corredor mais caro em São Paulo, o custo total nas dez praças de pedágio chegou a R$ 290,50, 10,7% da despesa total da viagem para um caminhão com cinco eixos. O custo total da viagem é de R$ 2.714,43.
O custo para cruzar a rodovia Presidente Dutra até Nova Friburgo (RJ) - 561 km- alcança, segundo cálculos da NTC&Logística, R$ 172,50 na passagem pelas oito praças de pedágios, ou 6,64% da despesa total de R$ 2.596,43.
A associação estimou ainda a viagem de 582 km da capital paulista a Belo Horizonte. O custo total da viagem foi orçado em R$ 2.462,43 para um caminhão com cinco eixos. A diferença está no custo do pedágio, apenas R$ 38,50 nas sete praças que separam as duas capitais. A despesa com pedágio representa 1,56% do custo total.
As diferenças refletem uma diferença de modelos de concessão, entre o que o Estado de São Paulo adotou, no caso do complexo Anhanguera/Bandeirantes, com o que a União optou na concessão da rodovia Presidente Dutra e, principalmente, da Fernão Dias.
Foi a partir do resultado da concessão dos sete lotes de rodovias federais que o governo de São Paulo adotou o critério da menor tarifa de pedágio para a definição dos vencedores.

Mais pedágios
Os transportadores acham que a solução em São Paulo é a abertura de mais praças de pedágio e a divisão desse preço por todos os usuários da rodovia. Segundo Flávio Benatti, presidente da NTC&Logística, o aumento no número de praças de pedágio permitiria que o custo fosse rateado com todos.
"O transporte de carga cruza toda a rodovia e, portanto, passa por todas as praças de pedágio. Enquanto muitos usuários de veículos leves utilizam as rodovias em apenas alguns trechos. Mas, mesmo não pagando pedágios, esses usuários usufruem da estrutura de apoio existente na rodovia. O correto é dividir esse custo. Pode ser R$ 0,10, mas esse usuário está ajudando a pagar o custo", afirma Benatti.


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