São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS
guilherme.barros@uol.com.br

Ética no trabalho está pior do que antes, diz pesquisa

A ética no trabalho entre os jovens profissionais piorou nos dias de hoje. Pelo menos é essa a opinião de grande parte dos executivos de 71 países, incluindo o Brasil, consultados em uma pesquisa realizada pela Korn/ Ferry International's.
Comparado ao momento em que esses profissionais começaram suas carreiras -cerca de 15 a 30 anos atrás-, grande parte dos entrevistados, 49%, respondeu que atualmente a ética no trabalho de jovens profissionais está pior. Para 31% dos questionados, a ética não mudou, e 19% acreditam que ela melhorou.
A má impressão quanto à ética atual no trabalho é interpretada por Rodrigo Araújo, sócio da Korn/Ferry, como uma adequação a novos tempos e novas relações entre empresa e trabalhador.
Segundo Araújo, hoje em dia, o executivo tem uma relação diferente com a sua carreira e com as empresas por que passa. Há menos fidelidade.
"As novas gerações têm uma forma diferente de ver o trabalho", afirma ele. "No passado, dava-se muito valor à estabilidade em uma única empresa. Hoje há mais flexibilidade entre os profissionais, que querem conhecer todas as possibilidades."
Quando o assunto são as oportunidades de carreira que aguardam os executivos que estão entrando no mercado atualmente, 64% dos entrevistados acreditam que os jovens profissionais encontram melhores condições hoje em dia.
"Talvez a maior tecnologia disponível esteja favorecendo uma interação mais complexa", afirma.
Ele diz que esse aumento da complexidade do mercado também exige dos executivos uma melhor qualificação. "As oportunidades podem ser melhores, no entanto, os requisitos são mais rigorosos", afirma.
Questionados se recomendariam suas profissões aos mais jovens, 49% afirmaram que com certeza fariam isso e 26% responderam que provavelmente dariam esse conselho. Apenas 2% definitivamente não recomendariam.
O resultado de tudo isso, segundo Araújo, é um cenário mais complexo do mercado profissional, em que as empresas acabam desenvolvendo métodos cada vez mais avançados para reter os bons profissionais.

TECIDO NACIONAL

A Invista, multinacional do setor têxtil, escolheu um brasileiro como seu novo vice-presidente de marketing para a América Latina, Gilberto Stocche. No novo cargo, Stocche afirma que pretende desenvolver parcerias e projetos de licenciamento com os principais clientes, usando tecnologias patenteadas pela própria Invista. "Vamos dar continuidade a contratos como o que fechamos com as Lojas Renner", afirma Stocche, que acredita que as parcerias com grandes varejistas, iniciadas no Brasil, devem se transformar em tendência na companhia. Antes de assumir a posição, o executivo dirigia as operações de marketing da empresa nos EUA. Ele já havia atuado em São Paulo como gerente de produto e diretor comercial sul-americano de marcas como Lycra, Supplex, Tactel.

Camargo Corrêa investe e foca em reurbanização

Após captar R$ 522 milhões com a abertura de capital, em janeiro, a Camargo Corrêa pretende lançar 15 empreendimentos, ainda em 2007, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na mira, está o bairro paulistano Jardim Sul, onde a construtora já investiu R$ 3 milhões em sua reurbanização.
A Camargo Corrêa possui 26 lotes para futuros empreendimentos residenciais na região e lançou, no fim do ano passado, o projeto Arquitetura de Morar, que transforma 390 mil metros quadrados de ruas, calçadas e praças, em espaços de convivência, com áreas verdes, praças temáticas, espaços para lazer e esportes e viveiros de plantas.
"O objetivo do investimento é atrair as pessoas para as ruas, tirá-las de dentro dos condomínios e criar uma ambientação social", diz Roberto Perroni, diretor-superintendente da Camargo Corrêa.

RECRUTAMENTO
A Editora Saraiva já prepara a segunda edição do livro "Gestão sem Medo", lançado há menos de dois meses por Alfredo Assumpção, sócio-fundador da Fesa Global Recruiters. Depois de se reunir com líderes empresariais de quatro capitais brasileiras, o autor vai iniciar um ciclo de palestras sobre a obra em instituições e empresas de todo o Brasil. Estão confirmadas apresentações no Imes, Ibef e 5º Fórum Brasileiro de Administração.

BRONZEADO
A Bumbum Ipanema, varejista de biquínis, vai inaugurar neste semestre uma filial em Salvador. A marca, que tem oito lojas no Rio e abriu sua primeira em São Paulo, está estudando propostas para outras capitais.

ANGOLANA
A rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde inicia sua expansão internacional com a abertura de uma unidade em Luanda, Angola, amanhã. A loja ficará localizada no primeiro shopping da capital angolana, o Bela Shopping, que será inaugurado no mesmo dia pela Odebrecht.

com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA



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