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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS
guilherme.barros@uol.com.br
Ética no trabalho está pior do que antes, diz pesquisa
A ética no trabalho entre os
jovens profissionais piorou nos
dias de hoje. Pelo menos é essa
a opinião de grande parte dos
executivos de 71 países, incluindo o Brasil, consultados
em uma pesquisa realizada pela
Korn/ Ferry International's.
Comparado ao momento em
que esses profissionais começaram suas carreiras -cerca de
15 a 30 anos atrás-, grande
parte dos entrevistados, 49%,
respondeu que atualmente a
ética no trabalho de jovens profissionais está pior. Para 31%
dos questionados, a ética não
mudou, e 19% acreditam que
ela melhorou.
A má impressão quanto à ética atual no trabalho é interpretada por Rodrigo Araújo, sócio
da Korn/Ferry, como uma adequação a novos tempos e novas
relações entre empresa e trabalhador.
Segundo Araújo, hoje em dia,
o executivo tem uma relação
diferente com a sua carreira e
com as empresas por que passa.
Há menos fidelidade.
"As novas gerações têm uma
forma diferente de ver o trabalho", afirma ele. "No passado,
dava-se muito valor à estabilidade em uma única empresa.
Hoje há mais flexibilidade entre os profissionais, que querem conhecer todas as possibilidades."
Quando o assunto são as
oportunidades de carreira que
aguardam os executivos que estão entrando no mercado
atualmente, 64% dos entrevistados acreditam que os jovens
profissionais encontram melhores condições hoje em dia.
"Talvez a maior tecnologia
disponível esteja favorecendo
uma interação mais complexa",
afirma.
Ele diz que esse aumento da
complexidade do mercado
também exige dos executivos
uma melhor qualificação. "As
oportunidades podem ser melhores, no entanto, os requisitos são mais rigorosos", afirma.
Questionados se recomendariam suas profissões aos mais
jovens, 49% afirmaram que
com certeza fariam isso e 26%
responderam que provavelmente dariam esse conselho.
Apenas 2% definitivamente
não recomendariam.
O resultado de tudo isso, segundo Araújo, é um cenário
mais complexo do mercado
profissional, em que as empresas acabam desenvolvendo métodos cada vez mais avançados
para reter os bons profissionais.
TECIDO NACIONAL
A Invista, multinacional do setor têxtil, escolheu um brasileiro como seu novo vice-presidente de marketing para a
América Latina, Gilberto Stocche. No novo cargo, Stocche
afirma que pretende desenvolver parcerias e projetos de licenciamento com os principais clientes, usando tecnologias
patenteadas pela própria Invista. "Vamos dar continuidade a
contratos como o que fechamos com as Lojas Renner", afirma Stocche, que acredita que as parcerias com grandes varejistas, iniciadas no Brasil, devem se transformar em tendência na companhia. Antes de assumir a posição, o executivo
dirigia as operações de marketing da empresa nos EUA. Ele
já havia atuado em São Paulo como gerente de produto e diretor comercial sul-americano de marcas como Lycra, Supplex, Tactel.
Camargo Corrêa investe e foca em reurbanização
Após captar R$ 522 milhões com a abertura de capital, em janeiro, a Camargo
Corrêa pretende lançar 15
empreendimentos, ainda
em 2007, em São Paulo e no
Rio de Janeiro. Na mira, está
o bairro paulistano Jardim
Sul, onde a construtora já investiu R$ 3 milhões em sua
reurbanização.
A Camargo Corrêa possui
26 lotes para futuros empreendimentos residenciais
na região e lançou, no fim do
ano passado, o projeto Arquitetura de Morar, que
transforma 390 mil metros
quadrados de ruas, calçadas
e praças, em espaços de convivência, com áreas verdes,
praças temáticas, espaços
para lazer e esportes e viveiros de plantas.
"O objetivo do investimento é atrair as pessoas para as ruas, tirá-las de dentro
dos condomínios e criar
uma ambientação social",
diz Roberto Perroni, diretor-superintendente da Camargo Corrêa.
RECRUTAMENTO
A Editora Saraiva já prepara a segunda edição do livro "Gestão sem Medo", lançado há menos de dois meses por Alfredo Assumpção,
sócio-fundador da Fesa Global Recruiters. Depois de se
reunir com líderes empresariais de quatro capitais brasileiras, o autor vai iniciar
um ciclo de palestras sobre a
obra em instituições e empresas de todo o Brasil. Estão confirmadas apresentações no Imes, Ibef e 5º Fórum Brasileiro de Administração.
BRONZEADO
A Bumbum Ipanema, varejista de biquínis, vai inaugurar neste semestre uma filial em Salvador. A marca,
que tem oito lojas no Rio e
abriu sua primeira em São
Paulo, está estudando propostas para outras capitais.
ANGOLANA
A rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde inicia sua
expansão internacional com a abertura de uma unidade em
Luanda, Angola, amanhã. A loja ficará localizada no primeiro
shopping da capital angolana, o Bela Shopping, que será inaugurado no mesmo dia pela Odebrecht.
com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA
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