São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta do juro visa crescimento com equilíbrio, diz BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ainda se defendendo das críticas que sofreu após a elevação dos juros da semana passada, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse ontem que a decisão do Copom tem, na verdade, o objetivo de garantir que a economia brasileira possa crescer de maneira equilibrada.
"Muitos se preocupam ainda, devido ao histórico de arrancadas e freadas da economia brasileira que prevaleceu durante tanto tempo, de que nós possamos de novo entrar nesse padrão", discursou Meirelles ao participar, em Brasília, de seminário sobre cooperativas de crédito.
"Muitos até se preocupam, quando o Banco Central vem tomar uma atitude de política monetária de maior austeridade em algum momento, que nós possamos correr o risco de voltar a esse padrão."
Na semana passada, o Copom aumentou os juros pela primeira vez em três anos, elevando a Selic de 11,25% ao ano para 11,75%. A medida surpreendeu boa parte dos analistas, que apostavam numa alta menor, de 0,25 ponto, e contrariou expectativas de empresários e de parte do governo, que temem o efeito negativo que o aperto monetário pode ter sobre o crescimento econômico.


Texto Anterior: Pressionado por alimentos, IPCA-15 sobe 0,59%
Próximo Texto: Sistema S reage contra proposta pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.