São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

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Rodovias Fernão Dias e Mercosul devem escapar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo menos duas grandes obras devem escapar dos cortes orçamentários depois de sete anos de dificuldades. As duplicações das rodovias Fernão Dias (Belo Horizonte-São Paulo) e do Mercosul (São Paulo-Curitiba) devem finalmente ser concluídas neste ano.
São quase 1.000 km de rodovia que começaram a sair do papel em 1996. Do total de R$ 800 milhões do orçamento de investimentos do Ministério dos Transportes, um terço deve ser destinado às duas obras.
O volume de recursos envolvido sempre tornou as rodovias alvo dos cortes orçamentários.
Mas, segundo o gerente responsável pelas duas obras, Carlos Alberto La Selva, os problemas com os recursos não foram maiores que os relacionados, por exemplo, a licenças ambientais, embargos judiciais e questionamentos do Tribunal de Contas da União.
La Selva contou que a construção do anel viário de Curitiba ficou parada um ano por causa de um grupo de moradores que não aceitou sair de suas casas. A desapropriação foi discutida na Justiça nesse período.
A mesma situação aconteceu em Minas por causa de um posto de gasolina construído onde passa a rodovia.


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