São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda de confiança já afeta previsão de compras na Copa

DA SUCURSAL DO RIO

A confiança do consumidor caiu 2,3% em maio, o que significa o quarto mês seguido de deterioração de expectativas, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O pessimismo atingiu as expectativas de compras para o período da Copa. De acordo com a pesquisa, apenas 11% dos consumidores pretendem gastar mais em junho.
O resultado do indicador em maio foi muito afetado pelo desempenho de São Paulo, onde o índice de confiança do consumidor caiu 5,3%. A sondagem capta as avaliações e expectativas do consumidor em sete capitais. Segundo o coordenador da pesquisa, Aloisio Campelo, a onda de ataques do PCC pode ter contribuído para agravar a queda da confiança.
Os dados mostram que o patamar de avaliação do consumidor sobre a situação atual, de 100,1 e queda de 3,3% é o pior desde o início da série histórica, em março de 2002.
Com uma análise menos otimista da economia local e das próprias finanças, os consumidores mais jovens e de renda menor compõem a maioria dos que pretendem aumentar os gastos com a Copa.
Os itens mais citados pelos consumidores foram bebidas, vestuário, alimentação, acessórios de torcida e televisão. (JANAINA LAGE)

Texto Anterior: Renda do trabalhador cresce pelo 10º mês
Próximo Texto: Energia: PDVSA será sócia da Bolívia no gás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.