São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

PDVSA será sócia da Bolívia no gás

PEDRO SOARES
ENVIADO ESPECIAL A LA PAZ

Aos poucos a estatal venezuelana PDVSA está tomando na Bolívia o lugar de parceira estratégica que já foi da Petrobras. Ontem, o presidente da estatal boliviana YPFB, Jorge Alvarado, disse que a companhia da Venezuela irá explorar gás na Bolívia em parceria com a empresa, administrará a rede de postos da companhia e construirá unidade de beneficiamento do gás e uma planta petroquímica.
Todos os projetos, segundo ele, serão desenvolvidos em parceria com a YPFB, que constituirá empresas mistas com a PDVSA nas quais deterá 51% das ações -a estatal da venezuela terá 49% de participação.
Segundo Alvarado, diferentemente do que as "transnacionais" (categoria na qual inclui a Petrobras) fazem hoje, a PDVSA investirá na industrialização do gás em solo boliviano. Ele disse que "a Petrobras explora o gás na Bolívia, mas vende a matéria-prima" para ser industrializada em suas unidades na Argentina e no Brasil.

Decreto
Ontem governo boliviano assinou um decreto que autoriza o Ministério de Hidrocarbonetos a contratar empresas de consultoria e auditoria que irão avaliar os ativos das companhias estrangeiras que foram nacionalizados.
Os auditores farão estudos nos principais campos de gás que servirão como base para a negociação dos novos contratos com empresas estrangeiras, inclusive a Petrobras. O ministério gastará US$ 5,3 milhões com estudos e com a contratação das empresas.


Texto Anterior: Queda de confiança já afeta previsão de compras na Copa
Próximo Texto: Cade aprova a fusão Sky-DirecTV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.