São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluxo de turistas ao Brasil aumenta 11,8% em 2005

Foram 5,4 milhões de visitantes estrangeiros; meta para este ano é 7 milhões

Totais contam viajantes a lazer e a negócios; Europa é o continente de onde mais vêm pessoas ao Brasil; por país, líder é a Argentina

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO

Em 2005, o total de turistas estrangeiros no Brasil cresceu 11,8% na comparação com 2004, de 4,8 milhões para 5,4 milhões. Desse contingente, a maior parte veio da Europa, o maior emissor de turistas para o país. Individualmente, a Argentina lidera o ranking.
A expansão do total de europeus ficou pouco acima da média nacional: 12,8%, passando de 2 milhões de pessoas.
Apesar de estar crescendo num ritmo maior do que o turismo mundial, que no ano passado teve uma expansão de 5,5%, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, a velocidade desse crescimento está mais baixa. Em 2004, o total de turistas estrangeiros no Brasil havia subido 16%.
A meta para este ano é atrair 7 milhões de visitantes de fora do país, o que significaria alta de 30%. Apesar de os números sugerirem que ela não vai ocorrer, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, se mostra otimista.
"Nós vamos conseguir atingi-la, principalmente se for solucionada a crise da Varig", disse ele, por meio de sua assessoria. "Mas, se não conseguirmos, vamos chegar bem perto." O gargalo está na capacidade dos vôos que chegam do exterior. "Estamos trabalhando para aumentar o total de assentos disponíveis para vir ao Brasil, temos uma demanda reprimida grande."

Portugal
Depois do crescimento expressivo de mais de 50% em 2004, quando passou a ocupar a terceira posição entre os países com mais turistas no Brasil, Portugal se expandiu apenas 6,1% no ano passado. Mesmo assim, os 357,6 mil portugueses que vieram em 2005 para cá mantiveram o país no terceiro lugar do ranking.
Há uma série de fatores que explicam essa consolidação: mais vôos diretos ligando os dois países e inclusive fazendo a rota Lisboa-Nordeste, poupando o tempo do turista, novos hotéis de ponta -turistas europeus preferem hotéis mais luxuosos a pousadas simples- e o sucesso das novelas.
"As novelas são uma grande propaganda do Brasil em Portugal, o público daqui fica querendo conhecer aqueles lugares que vê na TV", resume Luís Tonicha, da operadora portuguesa Abreu Viagens.


Texto Anterior: A Starbucks no mundo
Próximo Texto: Crise no ar: Arrendadora retoma avião da Varig, que precisa de US$ 50 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.