São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Investidor quer proteção no mercado futuro

DA REDAÇÃO

O mercado futuro é onde são negociados preços de commodities -agrícolas, metálicas, de energia etc.- e ativos financeiros para determinadas datas futuras, fixando-se os preços para esses períodos. Com isso, os agentes envolvidos na operação podem minimizar os riscos de suas atividades.
No mercado futuro existe um mecanismo chamado "ajuste diário", que serve para que os agentes -comprador e vendedor- acertem a diferença entre os preços diários de negociação. Se o preço futuro cair, o comprador transfere ao vendedor a diferença em relação ao preço do dia anterior. Se o preço futuro subir, é o vendedor que transfere ao comprador a diferença. Essas operações são feitas pela própria Bolsa.
Outro mecanismo utilizado no mercado futuro é a margem de garantia, valor exigido de todos os clientes para cobrir o risco diário de suas posições, em razão da obrigatoriedade de pagamento de ajuste diário.
Os agentes participantes desse mercado são os "hedgers" (os que utilizam o mercado futuro em busca de minimização do risco de o preço variar contra seus interesses) e os investidores ou especuladores (os que buscam ganhar com as variações de preços, como os fundos).
Um produtor de milho pode fazer hedge de proteção. Verifica os custos de produção no plantio, os preços futuros na Bolsa na colheita e calcula a margem em relação aos seus custos. Diante dessa margem, vende contratos futuros de milho.
Se, no vencimento do contrato, a Bolsa registra valor maior, o produtor paga a diferença ao comprador. Esse desembolso, no entanto, será compensado com a venda do milho no mercado físico.
Se os preços na BM&F recuarem, ele receberá a diferença do comprador do contrato, o que compensará as perdas da venda do produto no mercado físico. (MZ)


Texto Anterior: Fundos negociam até 8 vezes mesma safra
Próximo Texto: Negócios do mercado futuro no Brasil avançam 81% neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.