São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


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Brasil ainda tem poucos carros por habitante em relação ao Mercosul

DA REPORTAGEM LOCAL

A frota de veículos no Brasil já está perto da marca de 20 milhões, mas o país ainda exibe uma das piores relações entre número de habitantes por automóvel do Mercosul.
A relação aqui é de 9,4 habitantes por veículo. É a maior média entre as quatro economias mais importantes do Cone Sul. Na Argentina, a média é de 5,7 habitantes por automóvel. No Uruguai, 5,6. No Chile, 8,7.
Esse potencial de crescimento no longo prazo também ajudou a atrair montadoras para o país -praticamente todas as companhias importantes têm ou constroem unidades aqui.
"Para chegarmos ao patamar atual da Argentina, vamos precisar dobrar nossa frota", afirma Ademar Canteiro, da Anfavea. "Isso significa acrescentar entre 18 milhões e 20 milhões de veículos à frota."
Para Canteiro, o mercado era promissor demais para que as montadoras desperdiçassem o regime automotivo, apesar da crise que encolheu as vendas.
Enquanto o crescimento natural do mercado não se acentua, a Anfavea trabalha para aquecer as vendas. A associação ainda não desistiu da renovação da frota, que daria bônus a proprietários de automóveis com 15 anos ou mais que comprassem um novo.
A idéia foi abortada pelo ministro do Desenvolvimento, Alcides Tápias, mas dorme nas gavetas da Anfavea e pode renascer em outro formato.
Tápias, segundo a Folha apurou, aceitaria um programa de renovação que envolvesse apenas carros a álcool -quase 80% da frota com 15 anos ou mais.
O dilema no ministério é encontrar a melhor fórmula para o programa e maneiras de garantir um abastecimento de álcool que evite crises como a do início da década.
(SÉRGIO LÍRIO)


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