São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTOS

Governo vai isolar terminais sem segurança

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Terminais portuários que não estiverem habilitados pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis) serão isolados e ficarão impedidos de operar a partir de 1º de julho, data em que entra em vigor em todo o mundo o ISPS Code.
A informação foi dada ontem, em Santos (SP), por João Carlos Cardoso de Campos, presidente em exercício da Conportos, órgão do Ministério da Justiça encarregado de implantar no Brasil a norma internacional.
O ISPS Code (sigla em inglês do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias) foi adotado pela IMO (Organização Marítima Internacional, das Nações Unidas) por causa dos atentados terroristas de setembro de 2001 em Washington e em Nova York.
Segundo Campos, os terminais não habilitados após 1º de julho serão submetidos a um "isolamento" a fim de não "contaminar" terminais vizinhos certificados. A administração de cada porto determinará a forma como esse isolamento será realizado.
Dados da Conportos indicavam que, até a manhã de ontem, 76 das 194 instalações portuárias brasileiras estavam habilitadas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Herança: Para FHC, Lula repete política econômica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.