São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA

Economia do país está na "ante-sala" da recessão, afirma economista da FGV
A economia brasileira está na "ante-sala" da recessão. A avaliação foi feita ontem pelo economista Salomão Quadros, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com base na pesquisa Sondagem Industrial realizada neste mês pela instituição.
A pesquisa revela que as indústrias brasileiras enfrentam demanda menor, estoques altos e piora na situação dos negócios. Na avaliação de 28% dos empresários entrevistados, a demanda está fraca. Apenas 11% responderam que ela foi forte. Foram ouvidas 1.220 empresas da indústria de transformação.
Na pesquisa anterior, realizada em abril, a porcentagem dos que consideraram a demanda fraca era inferior - 21%. Os que consideraram a demanda forte somavam 16%.
Para Quadros, que é o responsável pela pesquisa, respostas sobre a demanda nesse nível são comparáveis à sondagens de períodos pré-recessivos, como em 1998, antes da desvalorização cambial de janeiro de 1999.
As expectativas para o futuro também pioraram na avaliação dos industriais e ficaram parecidas com as respostas dadas em julho do ano passado, quando o país vivia os efeitos do racionamento de energia e a perspectiva para a indústria era muito ruim.
O estudo revela que aumentou de 10% para 17% o percentual dos que acham que os negócios vão piorar. Em abril, 54% dos entrevistados acreditavam em melhora. Em julho, apenas 35%.
De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados estão com estoques normais ou excessivos e apenas 11%, insuficientes. Em abril, 66% disseram que os estoques estavam altos e 5% que estavam baixos.
Sobre os negócios, os que disseram que o quadro piorou passaram de 22% para 26% entre abril e julho. Já o percentual de respostas positivas caiu de 16% para 15%. (DA FOLHA ONLINE)


Texto Anterior: Panorâmica - Empresas 1: Diageo vende Burger King por US$ 2,3 bi
Próximo Texto: Empresas 2: Hershey anuncia que está à venda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.