São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusações entre EUA e UE continuam

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos e a União Européia continuaram ontem a trocar acusações sobre o colapso da Rodada Doha de liberalização do comércio, que foi suspensa por tempo indeterminado anteontem.
O comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, voltou a culpar os EUA pela paralisação das negociações. "Os EUA estão pedindo muito dos outros em troca de fazer muito pouco. Essa não é a minha definição de liderança", disse o comissário.
"Os EUA, infelizmente, não mostraram nenhuma flexibilidade no final em subsídios agrícolas."
Os EUA rebateram as acusações dizendo que elas eram "falsas". Segundo o USTr, espécie de ministério do Comércio Exterior, os EUA estão dispostos a reduzir seus subsídios, "se a UE e os países em desenvolvimento avançados demonstrarem maior flexibilidade no acesso a mercados".
O órgão afirmou que "tentou conduzir essa negociação sem entrar em troca de acusações. Estamos desapontados com o fato de que a UE não exibiu o mesmo comportamento e esperamos que isso não ponha em risco as poucas chances que temos de salvar a Rodada Doha".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Contexto: Agora, país acelera pactos regionais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.