São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

contexto

Agora, país acelera pactos regionais

CLÁUDIA DIANNI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo brasileiro programou para os próximos meses várias iniciativas para acelerar os acordos comerciais entre o Mercosul e outros países ou regiões. O calendário de negociações pós fracasso da Rodada Doha inclui uma reunião para retomar os acertos com a União Européia (UE). Os encontros estavam congelados à espera do fim das negociações na OMC.
O diretor-geral de Comércio da UE, Karl Falkenberg, telefonou na semana passada para o embaixador Régis Arslanian, chefe do Departamento de Negociações Internacionais, para sugerir que as negociações sejam retomadas em setembro.
De acordo com o embaixador, apesar da retomada das negociações com a UE e com os demais países e regiões, a prioridade do governo ainda é a OMC, que pretende manter os esforços para que a rodada não estanque.
A lista das próximas cartadas comerciais incluem novas propostas para a Índia, Conselho de Cooperação do Golfo, União Aduaneira da África Austral, que já estão em curso, mas o governo quer ampliar.


Texto Anterior: Acusações entre EUA e UE continuam
Próximo Texto: José Márcio Camargo: Proteção comercial e agronegócio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.