São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

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Cápsula traz padrão de barista para dentro de casa

GITÂNIO FORTES
DA REDAÇÃO

O hábito mais sofisticado no consumo doméstico de café no Brasil foi clonado da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.
Está nas cápsulas de porções individuais de expresso e em suas cafeteiras praticamente à prova de erro humano.
Para preparar uma xícara, basta ler as instruções da máquina, colocar a cápsula no compartimento correto e apertar um botão. Não é preciso ser barista para obter um café considerado muito bom.
Três marcas se destacam nesse mercado atualmente no Brasil -Nespresso, Illy e Nescafé Dolce Gusto. "As três são fortes e endossam o produto, que encanta pela praticidade", diz a consultora Eliana Relvas.
A Nespresso foi a pioneira no Brasil, há dois anos e meio. Em 2008, foi a vez da Illy. Em fevereiro deste ano, a Dolce Gusto desembarcou com suas cápsulas, oferecendo também produtos à base de chocolate e leite.
Martín Pereyra Rozas, diretor da Nespresso Brasil, não revela os números da companhia no país. Mas define a evolução do mercado de luxo como "terreno fértil", que impulsiona as vendas de expresso gourmet. Em 2008, foi comercializado o triplo de máquinas que o total de 2007. A empresa espera para 2009 o dobro de 2008.

Potencial
Estimativas apontam que o mercado potencial para as cafeteiras e suas cápsulas chega a 2 milhões de pessoas, praticamente "1% da população brasileira", diz Lauro Bastos, diretor da ACN, distribuidora exclusiva da Illycaffè no Brasil.
No mercado apenas desde fevereiro deste ano, a Nestlé afirma que as vendas da marca Nescafé Dolce Gusto superam as expectativas. Para a empresa, que também não especifica os números dela no segmento, a tendência é que haja consolidação ainda maior no mercado de cafés de alta qualidade.
A depender da demanda, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que avalia cafeteiras elétricas e aparelhos convencionais para preparar o expresso em casa, no futuro deve incluir as máquinas com cápsula em sua programação, afirma o pesquisador Dino Lameira.
Com manutenção adequada, os equipamentos podem durar uma década, diz Bastos, da ACN, distribuidora da Illycaffè.
Em tempo: se você quiser comprar apenas uma cafeteira e experimentar as cápsulas de outras marcas, isso não é possível. A máquina de cada uma só processa o respectivo produto. Exclusividade é tudo.


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