São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco que perdeu é hoje o mais rentável

DA REPORTAGEM LOCAL

As instituições que registram a melhor rentabilidade em seus fundos de investimento desde o dia 14 deste mês, data do pacote do Banco Central para conter a sangria dos fundos, são as mesmas que impuseram as maiores perdas aos cotistas no final de maio, quando entrou em vigor a marcação a mercado.
Um levantamento feito pela Folha, com dados do site Fortuna, mostra que dos 15 gestores que mais deram prejuízos aos investidores, em maio, 12 estão entre os que registram os maiores ganhos.
A Caixa Econômica Federal, que no dia 31 de maio registrava prejuízo de 3,15% nos seus fundos de renda fixa e de 3,52% nos DI, liderava o ranking das categorias entre os dias 15 e 21 deste mês.
Segundo Wilson Risolia, diretor da CEF, a recuperação se deve ao fato de a instituição ter optado por manter a marcação a mercado e às trocas de LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) de longo prazo por outras de curto prazo.
"Quando começou a marcação a mercado, em maio, os fundos contabilizaram as perdas potenciais com a desvalorização dos títulos que tinham em carteira. Agora, esses títulos estão recuperando preço e estamos revertendo essas provisões", explica Risolia.
Marcelo D'Agosto, diretor do site Fortuna, recomenda aos investidores que escolham fundos que estão mantendo a marcação a mercado.
Já os fundos que estão contabilizando os papéis pelos juros que embutem, a nova forma permitida pelo BC, podem estar postergando perdas aos cotistas. "Se, no futuro, o gestor tiver de vender esses papéis ao preço de mercado, o valor da cota do fundo cairá", diz.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Opinião econômica: Os presidenciáveis e a reforma agrária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.