São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

DEMANDA VOLTA
Após a volta a patamares históricos, os preços dos fosfatados e nitrogenados no mercado internacional podem subir levemente nos próximos meses. Motivo: retorno da demanda de grandes consumidores da Ásia e da América do Sul.

SEM ALTA EXPRESSIVA
A avaliação é do Rabobank, que não acredita, no entanto, que haja espaço para altas expressivas. No que se refere ao mercado interno, os preços devem ficar estáveis devido à valorização do real e ao elevado estoque nacional.

POTÁSSICOS
No caso dos potássicos, os preços internacionais também perderam força. Essa queda externa, aliada à valorização do real e aos estoques internos, contribuirá para a queda do preço ao agricultor. O Rabobank destaca, no entanto, que o provável aumento de preços dos serviços logísticos pode minimizar essa redução.

PRODUÇÃO MAIOR
A produtividade na agricultura familiar crescerá no Paraná, diz Valter Bianchini, da Agricultura. Os programas de incentivo de vendas de tratores de baixa potência, feitos pelos governos estadual e federal, estão colocando 4.000 unidades por ano nas pequenas propriedades no Estado, diz ele.

PERIGOSAMENTE SOJA
Os economistas do Inta -a Embrapa argentina- advertem que as expectativas de safra na Argentina em 2009/10 "se resumem perigosamente a um só cultivo: o de soja". O trigo terá a menor área em três décadas e o milho não entusiasma.

INVIÁVEL
O mercado de milho, afetado pela nova estimativa de 324 milhões de toneladas nos Estados Unidos, precisará render 9.000 quilos por hectare para obter um mínimo de rentabilidade, devido à retenção de 20%.

PESQUISA COM TRIGO
Para eliminar as perdas causadas pela brusone na produção de trigo no cerrado, a Embrapa inicia em setembro um projeto de pesquisa que vai estudar a epidemiologia e a biologia do fungo. Outro objetivo é identificar variedades e linhagens mais resistentes à doença.

EM ATRASO
Os pagamentos em atraso -com mais de 60 dias- de produtores brasileiros somam 0,65% das operações mundiais de crédito da John Deere, informou a empresa em teleconferência com analistas.

QUALIDADE MENOR
A moagem de cana avança no centro-sul e já supera em 17,3% a da safra anterior. A produtividade, no entanto, está 2,65% menor, quando comparado o rendimento da ATR (Açúcares Totais Recuperados), segundo a Unica.


Texto Anterior: Bovespa cede 0,61%, após queda nas commodities
Próximo Texto: Ciesp libera membro para concorrer a cargo público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.