São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presença dos pequenos ainda é baixa no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do maior interesse do pequeno investidor na Bolsa de Valores, a participação ainda é pequena se comparada ao mercado norte-americano.
Por lá, cerca de 60% dos domicílios do país investem em ações. Isso equivale a um universo de 84 milhões de norte-americanos investindo no mercado acionário, diretamente ou por meio de fundos mútuos ou de suas contas de aposentadoria especiais.
Aqui, estima-se que apenas 5% da população participe de alguma forma do mercado acionário.
As histórias que todo mundo conhece sobre pessoas que perderam tudo aplicando na Bolsa de Valores, além dos riscos reais do mercado, ainda afastam muito gente desse tipo de investimento.

Riscos
Nos Estados Unidos, onde os clubes de investimentos -em grande parte formados por aposentados- são comuns, não são raros os relatos de pessoas que perderam fortunas na Bolsa. O colapso de grandes empresas -como o caso recente da companhia de energia Enron- fizeram com que o dinheiro da aposentadoria de muita gente evaporasse.
A campanha de popularização do mercado de ações realizada pela atual gestão da Bovespa tem ajudado a atrair leigos ao mercado.
De dois anos para cá, o número de clubes de investimento praticamente dobrou, encostando agora nos 900. Mesmo assim, montar um clube de investimentos para aplicar em ações ainda é uma novidade no Brasil. (FV)


Texto Anterior: Novo site vai ajudar as mulheres
Próximo Texto: Compromisso: Empresas investem no social mesmo sem incentivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.