São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEL

Argentina manda fechar depósito da Petrobras

RODRIGO RÖTZSCH
DE BUENOS AIRES

A Secretaria de Meio Ambiente da Argentina ordenou na segunda à noite o fechamento parcial de um depósito de combustíveis da Petrobras no pólo petroquímico de Dock Sud, na Província de Buenos Aires. O fechamento preventivo do pavilhão de isotanques e de um dos 22 grandes tanques ocorreu após inspeções que determinaram a existência de derrames de combustíveis e irregularidades no armazenamento.
Segundo o órgão, havia 10 isotanques, com capacidade de 20 mil litros cada, sobre o solo sem proteção e 75 barris sem sistema de contenção adequado, além de 300 bombas de combustível fora de uso armazenadas irregularmente.
Para reabrir as instalações, a Petrobras deverá construir um novo depósito, melhorar os sistemas de contenção primária e recuperar o solo que teria sido impactado por derramamento de combustível.
Em comunicado à imprensa, a estatal disse ter "compromisso com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável". Ela informou que "intensificará o plano de controle periódico" em execução para "sanar no menor tempo possível as observações". A empresa não tratou da veracidade das irregularidades.
A Petrobras garantiu que o fechamento não afetará o abastecimento ao mercado argentino.
A medida surpreendeu por ocorrer enquanto a empresa negocia a compra dos ativos da Esso no país.


Texto Anterior: Confiança e venda de casas têm queda nos EUA
Próximo Texto: Sem Esso, setor teme concentração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.