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Turista que ainda não viajou pode
cancelar o contrato, diz o Procon
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de
São Paulo dá duas orientações básicas para os clientes da Soletur,
operadora de viagens que entrou
com pedido de falência anteontem no Rio de Janeiro.
Quem já viajou e ainda não quitou a dívida completamente deve
continuar pagando o que falta (ao
pagar a última parcela a situação
desse cliente estará regularizada).
Quem não viajou e já pagou deve
tentar suspender o negócio.
No caso de quem já viajou e é
devedor da Soletur, o Procon recomenda que aguarde a definição
de uma conta bancária para que o
dinheiro seja depositado. Esse dinheiro, caso seja decretada a falência da operadora, será destinado aos credores da Soletur.
Quem tem direito a reembolso
(pagou tudo ou uma parte e não
viajou) tem duas opções. Se pagou a viagem parcelada no cartão
de crédito, deve procurar a administradora para cancelar a fatura.
Se o financiamento foi feito por
meio de uma financeira, o procedimento deve ser o mesmo -o
cliente pedirá a rescisão do contrato.
Atenção à Justiça
Elisete Miayazaki, assistente de
diretoria do Procon, diz que em
ambos os casos os clientes da Soletur devem ficar atentos à definição da Justiça sobre o destino da
empresa.
Se for decretada a falência, o
consumidor que tem direito à devolução do dinheiro vai ter de negociar com o síndico da massa falida, a ser nomeado pela Justiça.
O Procon recomenda que o
cliente da Soletur procure ainda o
órgão para relatar seus problemas. É que as queixas podem fazer parte de um documento e até
de uma ação civil coletiva que pode ser movida pelo Procon.
"Se for o caso, podemos entrar
com um ação coletiva na Justiça
pedindo a desconsideração da
personalidade jurídica, o que significa utilizar os bens de proprietários e de diretores da empresa
para minimizar os prejuízos causados aos consumidores", diz.
O Procon, segundo Elisete, pretende estabelecer um canal de comunicação com a massa falida da
Soletur (caso o pedido de falência
seja aceito) e com a Justiça.
Situação parecida, diz ela, viveram os clientes da Persianas Columbia, empresa que também faliu. O juiz que analisou o pedido
de falência autorizou que as peças
em estoque fossem entregues aos
clientes da empresa.
Clientes irritados
Ontem, cerca de 25 pessoas procuraram o Procon para pedir
orientação. Muitas delas, informa
o órgão, estavam irritadas, pois
estão na lista das que pagaram pelo pacote mas não viajaram.
A Credicard informa que vai estornar das faturas as parcelas não-vencidas dos clientes que compraram pacotes da Soletur.
Para isso, a empresa espera um
contato dos clientes. Ele deverá
elaborar uma carta para informar
com detalhes que pagou o pacote
com cartão de crédito, mas não
chegou a viajar.
A Visanet, que afilia estabelecimentos ao cartão Visa, informa
que o cliente deve procurar o banco emissor do cartão para que
providencie o estorno da fatura.
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