São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Funcionários aposentados ficam nus em protesto contra a Petrobras no Rio

Rafael Andrade/Folha Imagem
Aposentados da Petrobras realizam protesto nus em frente à sede da companhia, no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Nus porque a Petrobras lhes meteu a mão no bolso. Essa foi a razão apresentada por oito sindicalistas aposentados da empresa para ficarem pelados ontem, em frente à sede da estatal, num dos pontos mais movimentados do centro do Rio, em plena hora do almoço.
"Resolvemos ficar nus para mostrar a situação de penúria dos aposentados da Petrobras. Estamos cansados de não termos nossos direitos respeitados", disse Emanuel Cancella, diretor do SindiPetro (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro).
De acordo com o Sindipetro, anualmente, nos acordos coletivos, a Petrobras propõe reajustes diferenciados para pessoal da ativa e aposentados, desrespeitando o regulamento do Plano Petros, o fundo de pensão da categoria.
O protesto, realizado sob chuva, atraiu dezenas de curiosos e despertou gargalhadas. Ninguém foi preso.
Por meio de nota, o sindicato acusa a companhia de violar os direitos dos aposentados. "De acordo com o artigo 41 do contrato, o aposentado tem de receber até 90% do salário que receberia se estivesse na ativa. Os petroleiros pagam por essa cláusula na ativa e continuam pagando na aposentadoria."
Em comunicado, a Petrobras disse que o protesto "constrangeu" os trabalhadores. "A atitude foi um desrespeito à empresa e aos seus trabalhadores."


Texto Anterior: Consumo em alta preocupa Banco Central
Próximo Texto: Maioria das redes de supermercados amplia encomendas para o Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.