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BR exige pagamento à vista do querosene
DA SUCURSAL DO RIO
A BR Distribuidora informou
ontem, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que não
perdoará a dívida da Varig, cujo
valor é de R$ 140 milhões. A empresa também não descarta pedir
a falência da companhia aérea se o
fluxo de pagamentos não estiver
normalizado.
Segundo a BR, todas as garantias a que tem direito serão cobradas e não será permitido à Varig
sequer um dia de atraso nos pagamentos do querosene de aviação
consumido pela companhia. É
justamente o combustível o maior
custo individual das empresas de
aviação comercial.
Pelos cálculos da BR, cada dia
de consumo de combustível dos
aviões da Varig equivale a R$ 5,6
milhões. Segundo a BR, esse valor
terá de ser pago "religiosamente"
sem atrasos. Não está descartada
a possibilidade de deixar de abastecer a Varig se os pagamentos
não forem feitos em dia.
A BR já vem obrigando a Varig a
pagar à vista todo o combustível
que coloca em suas aeronaves. Os
pagamentos são no esquema "pediu, pagou", segundo a assessoria
da distribuidora, maior fornecedora da Varig.
Pelas regras do setor, a Varig
não pode pedir concordata, por
ser uma concessionária de serviço
público, com autorização para
operar dada pelo governo. Restam apenas dois caminhos às empresas aéreas em dificuldades: ou
a falência ou uma intervenção do
governo, que passaria a cuidar da
gestão da empresa.
A Varig deve R$ 140 milhões à
BR, sendo a distribuidora uma
das maiores credoras da companhia. Desse total, R$ 3 milhões, segundo a BR, já deixaram de ser
pagos. O valor é referente a uma
parcela do débito renegociado
vencida na semana passada e que
já deixou de ser paga.
A posição da BR de endurecer
com a Varig é uma reação à atitude do conselho curador da Fundação Ruben Berta, controladora
da empresa aérea, que rejeitou
acordo com os credores para o
perdão temporário de R$ 117 milhões em dívidas.
A BR participa do comitê de
credores que negociava com o
Conselho de Administração, que
renunciou na sexta-feira por discordar da postura dos curadores.
Sem alternativa
Líder no setor de combustível
para aviação, a BR é a principal
fornecedora da Varig e de suas coligadas, a Nordeste e a Rio Sul.
Se for obrigada a deixar de abastecer seus aviões com o querosene
da BR, resta uma alternativa à Varig: comprar o produto da Shell. É
que apenas as duas distribuidoras
atendem ao setor.
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