São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SISTEMA FINANCEIRO

Bancos do país têm o dobro do capital próprio exigido por norma, afirma BC
O sistema financeiro brasileiro está com o dobro da capitalização exigida pelas normas internacionais de prudência bancária, de acordo com Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, referente a junho deste ano, divulgado ontem.
Segundo o documento, o Índice de Basiléia dos bancos brasileiros está em 16,1%, contra 8% da norma internacional e 11% da norma interna brasileira. O índice representa o nível de reserva de capital próprio que cada banco dispõe em relação ao total dos seus ativos.
O nome do índice é uma homenagem à cidade da Suíça onde foram firmados os acordos internacionais sobre normas bancárias. No levantamento do BC, somente três instituições ficaram abaixo dos 11%, mas os nomes não foram revelados.
Para o presidente do BC, Armínio Fraga, a situação dos bancos resulta das medidas de fortalecimento tomadas nos últimos anos. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Artigo: Crise de balanço afeta Brasil e Argentina
Próximo Texto: Transe: Krueger, do FMI, diz que Brasil 'voltará ao normal' e prevê liberação de parcela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.