São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

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Mercado Aberto

Banco prevê crescimento do PIB de apenas 0,2% no 3º tri

A desaceleração do PIB no terceiro trimestre foi mais forte do que se previa. O crescimento deve ter ficado em 0,2% em relação ao segundo trimestre, segundo previsão do departamento econômico do banco Credit Suisse.
Se confirmado esse número, será mais uma decepção do desempenho da economia. As previsões do mercado variavam de 0,7% a 1%. O número será divulgado nesta semana pelo IBGE.
Com esse resultado, o CS estima que a expansão do PIB no ano será de 2,7%, um resultado mais baixo do que os 3,2% agora previstos pelo governo e dos 3% projetados pelo mercado. No início do ano, o governo chegou a prever um crescimento superior a 4%.
O curioso é que, caso se confirmem essas previsões, o governo Lula encerrará o seu primeiro mandato no governo com uma média de expansão da economia equivalente aos primeiros quatro anos de FHC. A média anual do governo Lula terá sido de apenas 2,61%, e a do primeiro mandato de FHC, de 2,57%, uma diferença insignificante entre um e outro.
O crescimento projetado pelo CS para este ano é ligeiramente superior à média dos últimos 15 anos, de 2,5%, e ao resultado de 2005, de 2,3%.
A indústria e a agropecuária foram os principais fatores que explicam o desempenho frustrante do PIB no terceiro trimestre.
Segundo relatório do CS, a indústria se comportou aquém do esperado. O banco prevê uma alta do PIB industrial de 0,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo.
Os setores que mais contribuíram para esse resultado da indústria foram os seguintes: refino de petróleo, eletrodomésticos da linha marrom, autoveículos, tratores, máquinas e equipamentos agrícolas e eletrodomésticos da linha branca.
O desempenho mais fraco da indústria também afetou negativamente alguns setores de serviços, como o comércio atacadista e transporte. O PIB agropecuário, de acordo com o CS, recuou 0,8% no terceiro trimestre ante o segundo.
Já para o quarto trimestre, o CS espera um reaquecimento moderado do PIB. A previsão é a de um crescimento de 1,6% em relação ao terceiro.
Entre as razões para esse resultado no último trimestre do ano, o banco cita o aumento da extração de petróleo de 1,78 milhão de barris por dia no terceiro trimestre para 1,86 milhão no quarto, o fato de o varejo ter adiado as encomendas de Natal para outubro e novembro e a retomada da produção de veículos.

Marca brasileira entra na Saks e no Corte Inglés

Com um padrão que busca aliar tecnologia, funcionalidade e conforto, a marca de lingerie Liz acaba de entrar em duas grandes redes de lojas de departamento no exterior.
A primeira delas foi conquistada em outubro deste ano, a Saks Fith Avenue, dos EUA. A segunda é a espanhola El Corte Inglés, que deve ser "invadida" pelos produtos brasileiros em janeiro do ano que vem.
"Nossa história de exportação começou em 2001", conta Ligia Buonamici Costa, diretora de operações da empresa, que, com o presidente Carlos Maurício Rosset, criou o plano de expansão da marca Liz. "Hoje já distribuímos os produtos para 53 países."
Segundo a executiva, os produtos exportados são os mesmos, mas há diferença nas vendas de país a país. Na França, por exemplo, um grande "hit" é um sutiã sem bojo, feito apenas com tecido moldado. Em outros países, o produto costuma não fazer sucesso algum. "Agora, os que são best-seller em um país, é sucesso em todos eles", diz.

QUEM DÁ MAIS
A tradicional casa de leilões Sotheby's está chegando ao Brasil. Nesta semana, estará em São Paulo um dos principais executivos mundiais da empresa, o vice-presidente internacional, Peter Turtzo. Ele anuncia oficialmente, junto ao CEO brasileiro, Carlos Carboni, a estratégia para o mercado brasileiro, em brunch na próxima quarta-feira.

EMERGENTE
Na próxima quarta acontece em São Paulo o seminário Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), que abordará estratégias e oportunidades de negócio que surgem nos principais mercados emergentes da atualidade. Promovido pelo IIR (Institute for International Research), o evento reunirá profissionais das federações das indústrias e câmaras de comércio desses países, autoridades e empresas como a Tata Consultancy Services.

PAPAI NOEL
A Associação Normandia Street Shopping investiu R$ 200 mil no Natal da rua Normandia, em Moema (região sul de São Paulo), e estima um aumento de 50% nas vendas das lojas. A expectativa é que mais de 300 mil pessoas passem no local até o dia 6 de janeiro.

CHEF TRÊS ESTRELAS

Durante 33 anos, Benjamin Urdian Mendoza trabalhou como chef do tradicional restaurante Zalacain, um dos melhores da Europa e o primeiro da Espanha a ganhar três estrelas do Guia Michelin. Aposentado desde o ano passado, Mendoza é o mais novo consultor de cozinha da rede de restaurantes Rubayat. Sua função será a de supervisionar a qualidade dos pratos. Caçula de uma família de dez filhos, o chef espanhol acompanhou, na semana passada, a reabertura do Rubayat da alameda Santos. Ele volta em dezembro para a inauguração do Porto Rubayat, no Itaim.

AGRONEGÓCIO
A Fiesp acaba de criar o Departamento do Agronegócio, sob direção de Benedito Silva Ferreira. A divisão terá quatro subdivisões: Agroindústria, liderado por Edmundo Klotz, Agropecuária, liderado por Hygino Antonio Baptiston, Comércio Exterior, dirigida por Marcos Sawaya Jank, e Insumos, sob o comando de Mário Sérgio Cutait.

OURO PURO
Começa, amanhã, nas 30 lojas Vivara do Estado de São Paulo, a Semana Ouro, em que os clientes podem usar, como parte do pagamento, uma jóia usada, que será cotada 30% acima do valor de mercado. A intenção é ampliar o "target" para além das classes A e B. A Vivara tem 70 lojas em todo o país e média de crescimento de 6 novas lojas por ano.


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