São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evitar diferença entre valores declarados é objetivo da Receita

DA REPORTAGEM LOCAL

A Dirf é usada pela Receita para cruzar as informações prestadas pela empresa com as da declaração do Imposto de Renda do empregado/contribuinte. Quando há divergência nas informações, a declaração fica retida na malha fina. O problema é sanado, normalmente, com o envio da Dirf retificadora, por parte da empresa, ou com a retificação da declaração, por parte do contribuinte.
Evitar esse tipo de divergência é o principal objetivo da Receita ao exigir que as empresas entreguem a Dirf um mês antes. "Com a entrega até 31 de janeiro, a Receita terá condições de disponibilizar aos contribuintes, em um prazo menor, todas as informações de que dispõe sobre os rendimentos recebidos por eles", diz nota da assessoria de imprensa.
Assim, quando o empregado/contribuinte for apresentar a declaração anual do IR, a partir de março de cada ano, já estarão disponíveis na internet, mediante uso da certificação digital, as informações sobre os rendimentos informados pelas fontes pagadoras em nome dele. Segundo a Receita, isso não era possível até agora.
A Receita diz que a conseqüência imediata da possibilidade de consultar as informações será a redução das divergências entre os valores apresentados pelas empresas, via Dirf, e os valores declarados pelos empregados/contribuintes.
Com isso, a Receita espera que menos empresas cometam irregularidades na apresentação da Dirf. Da mesma forma, o objetivo é que, com a redução das divergências, menos contribuintes tenham suas declarações retidas na malha fina.

Informe de rendimentos
Nos últimos anos, a entrega dos informes de rendimentos pelas empresas aos empregados, para que estes façam as declarações do IR, tem prazo até o último dia útil de fevereiro.
Com a redução do prazo de entrega da Dirf, a Receita poderia encurtar também o prazo para as empresas entregarem o informe de rendimentos. Segundo a Receita, não há necessidade dessa antecipação, uma vez que as declarações do IR somente serão entregues a partir de março de cada ano. (MC)


Texto Anterior: Janeiro de 2007 terá mais compromissos fiscais que o habitual
Próximo Texto: Entrega da Dirf fora do prazo tem multa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.