São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BHP desiste de oferta por rival Rio Tinto

Com negócio de US$ 66 bi, companhia, ao lado da Vale, dominaria 70% do mercado de minério de ferro

DA REDAÇÃO

Com a queda dos preços das commodities no mercado internacional, a maior mineradora mundial, a anglo-australiana BHP Billiton, afirmou que, após nove meses, desistiu da oferta hostil de US$ 66 bilhões pela rival Rio Tinto -a terceira maior empresa do setor.
O presidente-executivo da BHP, Marius Kloppers, afirmou que o aperto do crédito associado com os impedimentos impostos pela Comissão Européia (o braço executivo do bloco) tornou o negócio muito arriscado, em um momento em que a desaceleração da economia mundial fez reduzir a demanda por matérias-primas.
"Apesar de não termos mudado nossa visão da lógica industrial básica do negócio ou das perspectivas de longo para a demanda por recursos naturais estimulada pelas economias emergentes, temos preocupações sobre a contínua deterioração das condições econômicas globais de curto prazo e os riscos que essas questões trazem para o valor das ações", disse, em nota, o presidente do conselho da BHP, Don Argus.
A Comissão Européia exigiu no começo deste mês que a BHP vendesse uma série de ativos para que a compra fosse adiante -tarefa difícil neste momento e que também tornaria o negócio menos atraente. Com a aquisição da Rio Tinto, a BHP Billiton, ao lado da brasileira Vale, dominaria aproximadamente 70% do mercado mundial de minério de ferro (usado na fabricação de aço).
A desistência do negócio foi comemorada por várias siderúrgicas de todo o mundo, já que elas consideravam que o negócio daria ainda mais poderes para as mineradoras nas negociações de preço. A combinação das duas companhias também seria líder nos mercados de cobre e de alumínio.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que sempre respeitou a lei
Próximo Texto: Crise: Gerdau antecipa manutenção em unidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.