São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

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Confiança do consumidor cresce no mês

Expectativa de compra de bens duráveis aumenta e leva índice a maior patamar desde maio de 2008

DA FOLHA ONLINE

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) da FGV (Fundação Getulio Vargas) teve alta de 1,5% em novembro, ficando em 115,4 pontos, ante 113,7 em outubro. Trata-se da segunda alta consecutiva e do maior nível desde maio de 2008 (115,7 pontos). Os dados constam da pesquisa "Sondagem de Expectativas do Consumidor", divulgada ontem.
O resultado, segundo a FGV, "reflete um consumidor satisfeito com a situação da economia e das finanças familiares, e moderadamente otimista quanto à evolução nos próximos meses".
A maior contribuição para o avanço em novembro foi dada pelo indicador de intenções de compras de bens duráveis nos próximos meses. A parcela de consumidores que preveem mais gastos passou de 9,7% para 11,2%; já a proporção daqueles que esperam gastos menores foi de 27,5% para 26,5%.
O ISA (Índice da Situação Atual) ficou em 124,3 pontos, registrando a sétima alta consecutiva e o nível mais alto da série histórica iniciada em setembro de 2005. Já o IE (Índice de Expectativas) voltou a crescer em novembro, ao passar de 109,4 para 110,7 pontos, após três meses perto dos 109 pontos. O maior nível registrado em 2009 ocorreu em julho (111,4 pontos).
Neste mês, o indicador que mede a satisfação com a situação econômica local avançou 2,3%, de 89,6 para 91,7 pontos, maior nível desde março de 2008 (92,8 pontos).
Em relação a outubro, a proporção dos consumidores que avaliam a situação atual como "boa" subiu de 18,1% para 19,1%; já a dos que a consideram "ruim" foi de 28,5% para 27,4%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em uma amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para o indicador deste mês foi realizada entre os dias 30 de outubro e 20 de novembro.


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