São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Estatal nega atraso e culpa falta de ramais

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Petrobras negou atraso no cronograma de início da operação do gasoduto Urucu-Manaus. A empresa afirmou que se comprometeu a entregar o produto entre o final de setembro e o início de outubro à empresa Cigás, que tem a concessão de 20 anos para distribuir o gás aos consumidores.
"A Petrobras cumpriu o compromisso. A partir daí, a Cigás tem que fazer a distribuição e a entrega do produto aos fornecedores [as usinas]", afirmou Alcides Santoro, gerente-executivo de Operações.
A reportagem procurou a Cigás para comentar o assunto, mas não conseguiu falar com seus diretores.
Segundo a Petrobras, o gás natural ainda não chegou às usinas termelétricas Manauara (60 MW), Jaraqui (60 MW), Aparecida (152 MW), Mauá (268 MW), Cristiano Rocha (65 MW) e Ponta Negra (60 MW) porque os ramais dos dutos da Cigás não estão finalizados.
A única usina que tem os ramais prontos para receber o produto é a Tambaqui (60 MW), da qual a Petrobras tem 30% na sociedade. Em dezembro, um dos cinco motores da usina será convertido ao gás.
Santoro afirmou que a conversão das seis usinas deverá ser concluída até setembro de 2010. É a partir dessa data que a energia chegará às moradias dos consumidores.
"É [a conversão] um processo que tem que ser feito junto com a geração. Não podemos parar as máquinas para que não haja interrupção. Isso só pode ser feito com a presença do gás na porta da usina", afirmou.
A única unidade que recebeu gás de Urucu, em Manaus, foi a Reman, da Petrobras. (KB)


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Lula inaugura gasoduto ocioso da Petrobras
Próximo Texto: Foco: Holding de Dubai pede a credores suspensão da dívida por seis meses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.