São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Índice

Cada despesa tem seu peso

da Reportagem Local

O índice de inflação é montado com base em uma pesquisa minuciosa, que considera os gastos durante um ano de famílias e indivíduos de várias faixas de renda. É a POF, Pesquisa de Orçamento Familiar.
A Fipe já realizou metade da sua nova POF e os resultados parciais indicam uma considerável migração de gastos. A família média paulistana (com renda em torno de R$ 1.300) já chegou a consumir 40% do seu orçamento com alimentação. Hoje gasta cerca de 20%.
Em compensação, os gastos com habitação (incluem aluguel, financiamentos de longo prazo e equipamentos para casa) subiram de aproximadamente 25% para algo em torno dos 40%.
Isso tem a ver com a alta estúpida que os aluguéis tiveram desde o início do Real (566,10%), mas também indica novos hábitos de consumo.
"Na medida em que a renda per capita aumenta há uma sofisticação nos hábitos de consumo", diz Heron do Carmo, da Fipe.
A POF permite que os especialistas verifiquem quanto cada item de consumo pesa no bolso da pessoa. A partir daí, cada produto recebe um peso para a formação do índice.
A última POF do IBGE mostrou que de 87 a 96 cresceu o consumo de carne de vaca, frango e cerveja.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.