UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Boa safra
A safra total de milho deverá atingir 40,56 milhões de toneladas neste ano, com alta de 13,2% sobre a de 2002. Os dados são da FNP Consultoria & Agroinformativos. Esse aumento se deve ao forte ganho na produtividade, que será 11,9% superior à anterior, segundo Deives Faria da Silva.

Crescimento da área
Apesar dos bons preços, o crescimento da área será de apenas 1,2%, somando 11,7 milhões de hectares. No Paraná, maior produtor do grão, o crescimento será de 4,9%, com a área atingindo 2,6 milhões de hectares. A produção da primeira safra fica em 31,45 milhões de toneladas. A da segunda, em 9,11 milhões, diz Faria.

Mercado externo
As exportações brasileiras de milho deverão reger os preços internos do produto. O mercado internacional continua aquecido, principalmente para o milho não-transgênico, diz Faria.

Exportações de janeiro
As exportações de milho no mês passado somaram 106 mil toneladas, um volume bem inferior ao do mesmo mês de 2002 (menos 69%), mas ainda preocupante diante da possibilidade de faltar produto no mercado interno. A Espanha lidera as importações.

Álcool por trigo
O governo federal apresentará na Alca proposta para a eliminação recíproca das tarifas de álcool, açúcar e trigo aos Estados Unidos. Os norte-americanos suspendem as tarifas sobre álcool e açúcar, e os brasileiros, as sobre o trigo dos EUA. As tarifas estariam zeradas a partir de 2006 -e não 2016, como propõem os norte-americanos.

Incentivo às exportações
Para a Sociedade Rural Brasileira, algumas medidas são necessárias para a ampliação das exportações do agronegócio: manutenção da Lei Kandir, criação de mecanismo para facilitar o financiamento, eliminação de impostos para produtos destinados ao exterior e fazer marketing externo.

Proteção dos suínos
O governo paulista deve baixar portaria para proteger o rebanho suíno contra o Mal de Aujeszky. Serão criadas exigências de certificações e restrições para os suínos e carne suína de outros Estados.

Mercado restrito
Os russos querem aumentar em 17% a produção de carne de frango neste ano. Esse aumento é mais uma diminuição do espaço para o produto brasileiro na Rússia. Em 2003, o mercado russo consumirá 2,2 milhões de toneladas.

Esquecendo as diferenças
As primeiras exportações norte-americanas de frutos do mar chegaram ontem a Cuba. Essas vendas são um primeiro passo para a eliminação das sanções impostas ao país desde a década de 60, acreditam os dirigentes cubanos. Os norte-americanos agora estão interessados no mercado cubano de vinho, arroz, grãos, carnes e vegetais.

Nova pressão
A mais recente pesquisa de preços da Fipe mostrou que os alimentos voltaram a pressionar a inflação. Os "in natura" lideraram as altas, com 7,65%. Em janeiro tinham subido 2,94%.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: BC renegocia dívida, e dólar cai 0,47%
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.