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MERCADO ABERTO
Lula discute China com a indústria
O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva irá se reunir na
quarta com líderes industriais, na sede da Fiesp, para
discutir o problema da concorrência desleal dos produtos chineses no Brasil. Do encontro participarão todas as entidades empresariais que se sentem prejudicadas por essa concorrência.
O encontro de Lula foi acertado
na quinta passada durante reunião em Brasília com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O ministro do Desenvolvimento, Luiz
Fernando Furlan, também deve
participar do encontro de quarta-feira com os industriais.
No encontro com Lula, Skaf
manifestou a insatisfação de diversos setores da indústria pelo
fato de o governo brasileiro não
ter tomado nenhuma iniciativa
até agora para enfrentar a concorrência desleal da China.
Desde que as salvaguardas foram regulamentadas pelo Brasil,
em outubro de 2005, pouco mais
de 20 setores da indústria encaminharam pedidos ao Ministério
do Desenvolvimento para adotá-las contra a China, mas nenhuma
foi autorizada até hoje. Vários setores se sentem prejudicados, como o têxtil, o calçadista, o ótico, o
de autopeças e pneus e o de bicicletas.
A Fiesp também irá entregar a
Lula um estudo que mostra existir um desequilíbrio qualitativo
no comércio entre os países. O
trabalho faz uma comparação
dos produtos comprados pela
China do Brasil e vice-versa. A
conclusão é que a China vende
produtos manufaturados para o
Brasil de maior valor agregado e
importa só commodities, como
soja, minério de ferro, açúcar e
café -de baixo valor agregado.
Os empresários também vão
lembrar, no encontro com Lula,
da recente ameaça do governo
chinês de impedir que as empresas do país asiático comprassem
minério de ferro da Vale do Rio
Doce caso a mineradora elevasse
seu preço. Para a Fiesp, isso mostra que a China não é um exemplo de economia de mercado.
SINDICATO NO AR
A contribuição sindical dos aeronautas não beneficiará mais só
o Sindicato Nacional dos Aeronautas. As aéreas têm sido notificadas extrajudicialmente de que
pilotos e comissários serão representados por outros quatro
sindicatos, de São Paulo, Rio,
Porto Alegre e Guarulhos.
MERCOSUL E ISRAEL
As negociações para chegar a
um acordo de livre comércio entre Mercosul e Israel estão na
pauta da Fiesp. Em abril, 120 executivos de empresas dos dois
países se reúnem na entidade.
MUNDO DO PLÁSTICO
A Suzano Petroquímica, a Fatec, a Polietilenos União e a PQU
se uniram para implantar um
curso superior de capacitação de
mão-de-obra especializada em
plástico, no ABC paulista. Com a
iniciativa, a unidade da Fatec da
região será ampliada em 1.400 m2
e dobrará seu número de vagas.
AINDA EM ALTA
O grupo SKF, fabricante de rolamentos, começou o ano em expansão. As vendas para montadoras cresceram 8% no primeiro
bimestre em relação ao mesmo
período do ano passado.
RAÇÃO VALIOSA
De olho no segmento "mais
valioso" do mercado de ração, a Nestlé Purina acaba de
inaugurar a primeira loja exclusiva da marca, nos Jardins,
em SP, com o empresário Dinho Diniz. O objetivo é estreitar o vínculo com clientes que
adquiram produtos "superpremium" para seus animais.
Em mercados desenvolvidos,
o volume de quilos vendidos
desse nicho em relação ao total é de 10%, enquanto, no
Brasil, fica em 1%, o que mostra seu potencial, diz o argentino José Maria Parra, presidente da Nestlé Purina no
país. Ele ressalta que, em valores, os produtos "superpremium" respondem por 15%
do faturamento. A estratégia
da marca passa ainda por
ações e parcerias com clínicas
veterinárias e pet shops e inclui negociações para abrir
novas lojas ainda em 2006.
MERCADO CRESCENTE
Um dos países que oferecem a maior oportunidade de crescimento no mercado de tecnologia, o Brasil pode se firmar como
provedor de serviços e produtos para o resto do mundo. A avaliação é do mexicano Maghandi Suarez, recém-nomeado vice-presidente para a América Latina do Gartner, líder mundial em
pesquisas e análise no setor. Depois de uma expansão de 30%
em 2005, acima das médias obtidas pela companhia na região e
no mundo, a operação brasileira terá atenção e investimentos
maiores neste ano. A expectativa é voltar a crescer dois dígitos. O
escritório em SP será consolidado como referência para decisões
na AL, de olho numa "comunidade local" de cerca de 160 executivos que atuam na área (CIOs), assessorados pelo Gartner e que
influenciam em mais de 60% das decisões de compras de TI da
região. Suarez diz que, embora o mercado doméstico de tecnologia, de forma geral, esteja 18 meses atrasado em relação aos principais do mundo, em alguns segmentos, como o financeiro, está
na vanguarda, à frente de europeus e americanos.
RECUSA
A recusa do cantor havaiano
Jack Johnson em aceitar patrocínios em shows levou a promotora de sua vinda ao Brasil, a Mondo, a recusar "várias propostas
nas áreas de alimentos, varejo,
cosméticos e automóveis", segundo William Crunfli, diretor
do grupo. A exceção foi aberta só
à operadora de telefonia que irá
bancar os shows no país.
REFERÊNCIA
A Giovanni,FCB foi escolhida
pela FCB mundial como um dos
seis "Centros de Recursos Globais" para dar suporte nas áreas
de planejamento, criação, treinamento e marketing de relacionamento, entre outras atividades,
aos 109 escritórios do grupo no
mundo. A escolha se deveu à
performance da agência na área
de comunicação no Brasil.
BELÍSSIMA NOS PÉS
Sucesso de audiência, a novela
"Belíssima" tem impulsionado
negócios. A marca de calçados
Azaléia já vendeu 500 mil pares
da sandália que leva o nome da
novela, lançada há três meses. O
dado representa uma média de
mais de 5.000 pares por dia do
modelo "rasteirinha", que segue
o estilo da personagem Vitória,
interpretada por Cláudia Abreu.
EM EXPANSÃO
A rede de academias PeléClub
acaba de completar um ano de
operações com 1.500 alunos nas
duas unidades na Grande São
Paulo. O resultado supera em
30% as expectativas iniciais para
o período. A previsão é que a terceira unidade da rede seja inaugurada na capital paulista, dentro do sistema de franquias, no
segundo semestre deste ano.
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