São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xstrata seria risco para a Vale, dizem analistas

DA SUCURSAL DO RIO

Apesar da longa negociação em torno da compra da Xstrata, a Vale acertou em não fechar a aquisição, pelo menos por enquanto, dizem analistas. Eles avaliam que foi melhor optar por manter metas de crescimento e rentabilidade do que se arriscar com o negócio.
Segundo Cristiane Viana, da Ágora, a "posição da Vale é positiva", pois foca em sua expansão orgânica e mantém suas metas de rentabilidade -o que é favorável para o acionista. Ainda que a Xstrata representasse o ingresso em novos mercados (especialmente cobre e carvão), o risco envolvido na transação, diz, era alto.
"Foi melhor a Vale desistir do que pagar um preço elevado", afirma Viana. A analista acredita, porém, que uma nova oferta por parte da Vale será feita em até seis meses.
Com o fracasso no negócio, corretoras recomendaram a compra dos papéis da Vale. Em relatório, a corretora Ativa diz que a desistência reduz o risco de a Vale ampliar seu endividamento e eventualmente perder o "grau de investimento". (PS)


Texto Anterior: Ações da Vale ajudam, e Bolsa de SP avança 0,3%
Próximo Texto: Trabalho: Desemprego fica estável em fevereiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.