São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELEZA AMERICANA

Estée Lauder, que começou fazendo cremes na cozinha, tinha 97 anos

Morre pioneira dos cosméticos

Susan Ragan - dez.88/Associated Press
Estée Lauder, fotografada no escritório de sua empresa, na Quinta Avenida, em Nova York


DA REDAÇÃO

A pioneira da indústria de cosméticos Estée Lauder morreu no sábado, aos 97 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. A empresária americana estava em casa, na ilha de Manhattan (Nova York).
Lauder transformou uma receita familiar de creme para pele em um império do setor de cosméticos. A empresa começou como um pequeno negócio. Ela mesmo misturava os produtos na cozinha de sua casa.
Lauder, que fundou a companhia em 1946, prosperou no pós-Segunda Guerra Mundial ao vender às mulheres norte-americanas o sonho de eterna juventude e beleza. A estratégia era atingir o grande público, mas com uma imagem de sofisticação e refinamento.
Algumas das marcas da empresa são Estée Lauder, Clinique e Aramis. Os produtos são comercializados em 130 países.
Há dez anos ela não se envolvia ativamente na administração da companhia. Leonard Lauder, filho de Estée, é atualmente o presidente da empresa.
Questionada certa vez sobre a razão de seu sucesso, afirmou: "Nunca trabalhei um único dia de minha vida sem vender nada. Se acredito em alguma coisa, eu a vendo, e vendo com vontade".
Em 1998, Lauder foi indicada pela revista "Time" como um dos 20 maiores gênios dos negócios do século 20. A empresa, que faturou US$ 4,7 bilhões no ano passado, figura no posto número 349 no ranking das 500 maiores empresas americanas produzido pela "Forbes".
Em vida, Lauder nunca revelou sua idade. Mas a empresa deu essa informação ontem.
Para ela, a beleza era uma questão de atitude. "Não há mulheres feias, mas mulheres que não se cuidam e que não acreditam que sejam atrativas."


Texto Anterior: Saldo comercial no ano sobe para US$ 7,68 bilhões
Próximo Texto: Mercado financeiro: Teles sofrem após divulgação de documento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.