|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ganhos com equipamentos e combustíveis compensam crise
SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA
Na contramão da maioria dos
portos, que registrou queda na
movimentação de cargas no
primeiro trimestre deste ano, o
porto de Itaqui, em São Luís
(MA), comemorou um lucro líquido de R$ 5 milhões no período. Em todo o ano de 2008, o lucro somou R$ 4,9 milhões.
Segundo o presidente da
Emap (Empresa Maranhense
de Administração Portuária),
Ângelo Baptista, a receita obtida para estocar equipamentos
importados de mineradoras e
empresas de alumínio ajudou
no resultado. Esse valor compensou a queda nas exportações de ferro-gusa.
Outro fator apontado é que a
principal carga movimentada
em Itaqui é o combustível que
chega da Petrobras para abastecer Maranhão e Piauí.
Outros portos, apesar de terem sentido queda nos setores
de minério de ferro e ferro-gusa, tiveram compensações na
movimentação de grãos e equipamentos. É o caso do porto de
Paranaguá (PR), onde as exportações do setor automotivo caíram 52% no primeiro trimestre
e a movimentação de contêineres, 5% no período, puxada pela
redução das importações. A
compensação ocorreu com o
embarque de grãos, segundo o
superintendente de Administração de Paranaguá, Daniel
Lúcio Oliveira de Souza.
Segundo Souza, a redução na
movimentação de contêineres
no porto também foi menor do
que a média nacional (cerca de
15%). "A queda [de 5% em Paranaguá] se transforma em um
número positivo pela conjuntura", disse Souza, ao comparar
com o índice nacional.
Segundo o superintendente,
a expectativa para 2009 é de
aumento de 20% na movimentação de carga, principalmente
pelos embarques de milho, cernes congeladas e etanol e pela
atração de novos navios.
O Porto de Suape, em Pernambuco, também prevê uma
melhora no cenário, apesar de
ter registrado queda de 18% nos
três primeiros meses do ano
em comparação com o mesmo
período de 2008 em razão da
diminuição nas exportações.
Segundo o vice-presidente de
Suape, Sidnei Aires, em abril já
houve uma recuperação e deve
fechar com a mesma movimentação registrada em 2008.
Apesar da queda no início do
ano, a expectativa é que o porto
cresça 10% em movimentação
em 2009 devido a novas cargas
de trigo, de carros e de equipamentos. Antes da crise, a previsão era de crescimento de 20%.
Texto Anterior: Após 16 anos de reforma no setor, terminais seguem dando prejuízo Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Por que falhou a globalização financeira? Índice
|