São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

PIB do 1º tri deve crescer 0,8%, diz Tendências

A desaceleração do PIB só deve ocorrer a partir do segundo trimestre, e os impactos da alta dos juros só terão reflexos maiores em 2009.
O PIB do primeiro trimestre deve ter crescido 0,8% em relação aos últimos três meses do ano passado e 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o crescimento acumulado em 12 meses deve subir de 5,4%, registrados no final de 2007, para 5,8%.
A previsão é da consultoria Tendências, ao rever os números de crescimento da economia para este ano.
Segundo a consultoria, o resultado positivo do primeiro trimestre se explica porque a atividade econômica se manteve bastante aquecida no período, puxada pelo ritmo de crescimento do consumo e pelas taxas de investimento.
"O crédito, o emprego e a renda ainda estão crescendo bem e estimulando a demanda interna. Nós prevemos uma desaceleração que deve ser sentida no segundo semestre deste ano, mas nada muito drástico", diz Marcela Prada, economista da Tendências.
Em relação ao crédito, de acordo com a consultoria, o encarecimento da operação, causado pelo aumento dos juros, vai inibir os empréstimos. Entretanto, o crédito deve crescer 23% neste ano. Em 2007, o avanço foi de 26,9%.
O otimismo da consultoria vem da expectativa de que os níveis de inadimplência permaneçam moderados e de que haja continuidade do processo de alongamento dos prazos dos empréstimos bancários.
O economista Bruno Rocha, da Tendências, classifica a evolução dos empréstimos bancários como impressionante e diz que o resultado é exemplo do ambiente de estabilidade econômica. O estoque de empréstimos para pessoas físicas, em março, subiu 28% em relação ao mesmo período de 2007 e atingiu R$ 337,7 milhões.
Já em 2009, a alta da taxa de juros deve provocar, por exemplo, uma desaceleração no rendimento real. A Tendências revisou a projeção para o indicador de renda, que era de alta de 5,4% neste ano, para 5%. A consultoria prevê que, em 2009, o índice caia para 4,7%.
"Do lado do emprego e da renda, o que a gente deve observar e ainda não está muito forte é que a renda real tende a cair nos próximos meses, por causa do aumento da inflação, e isso deve diminuir o poder de compra", diz Marcela Prada.

CONTROLE REMOTO
A apresentadora Oprah Winfrey ainda é a rainha na TV, mas o apoio a Barack Obama pode ter balançado sua coroa junto às eleitoras de Hillary. De acordo com o "New York Times", depois de aparecer na campanha do democrata, a audiência do "Oprah Winfrey Show" caiu 7% neste ano, segundo a Nielsen. A circulação da revista de Oprah caiu 10% nos últimos três anos. A revista agora procura novo editor, depois da aposentadoria do dirigente de longa data Amy Gross.

A SETE CHAVES

David Neeleman, da Jet Blue, vem ao Brasil amanhã para lançar o logotipo da Azul, companhia que abrirá no país. Não é desta vez que anuncia as rotas que seus aviões farão quando começarem a operar. Só deve fazê-lo em outubro. "Não quero que os concorrentes saibam. Deixarei a informação para a última hora." Dono de uma frota de 140 aeronaves nos EUA, atuará aqui com três. Dia 5, volta ao Brasil para o lançamento do livro "O Jeito Mórmon de Fazer Negócios" (Ed. Idéia & Ação), de Jeff Benedict, em que aparece nos exemplos de liderança dados pelo autor.

POR AMOR

Patrick Fourreau, que representa as propriedades produtoras de vinho Chateau Grand Moulinet e Chateau Haut Surget, está no país para participar do Wine Show, promovido pela Enoteca Fasano, em São Paulo. "No Brasil e em outros lugares, as novas gerações começam a descobrir o vinho e a amá-lo mais e mais", diz Fourreau, que acha que o consumo ainda vai crescer no país. As propriedades estão localizadas na região de Bordeaux, na França, e produzem apenas três tipos de vinho. Dois deles são importados pela Enoteca Fasano e custam R$ 196 e R$ 210.

TOUR
Danny Guimarães, presidente da Comissão Européia de Turismo, anuncia, hoje, em São Paulo, o balanço do fluxo de turistas do Brasil na Europa em 2007. No ano passado, foi 1,5 milhão de turistas brasileiros no continente. A expectativa para 2008 é a de um crescimento de 20%.

NAS ALTURAS
A Granado, famosa por seu polvilho anti-séptico, inaugura loja em Campos de Jordão, no Market Plaza. Um dos principais focos do projeto de expansão da marca é abrir novas unidades fora do Rio de Janeiro.

MIL E UMA NOITES
A DHB Componentes Automotivos, fabricante de sistemas de direção hidráulica, com sede em Porto Alegre, mandou para Dubai um profissional para cuidar dos clientes atuais e procurar novos negócios. As vendas na região devem atingir 30 milhões em 2008.

NA REDE:

QUASE TODAS AS EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO NA INTERNET
Mais de 90% das companhias brasileiras já estão na internet, segundo pesquisa da agência de marketing direto Rapp Digital Brasil, com mais de 800 empresas de todos os portes. Entre as ferramentas on-line de marketing de relacionamento mais usadas, estão os blogs, citados por 27,5% dos entrevistados, as comunidades virtuais, com 26,8%, os games on-line e o Second Life, ambos com cerca de 12%. Segundo a pesquisa, cerca de 56% das empresas ouvidas e que ainda não usam a web 2.0 querem passar a usá-la em dois anos.

CANUDO
O São Paulo Convention & Visitors Bureau promove hoje, na Bovespa, a formatura de 120 policiais militares treinados pelo programa "Bem Receber". O objetivo do curso, desenvolvido em parceria com a Associação Viva o Centro, é apresentar o policial como fornecedor de orientações ao visitante.


Próximo Texto: Nossa Caixa já abre seus dados para o BB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.