São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega admite desaceleração e vê retomada no meio do ano

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu ontem que a economia do país está diminuindo o ritmo. "Agora estamos sentindo uma pequena desaceleração, que considero ser sazonal", disse ele a uma platéia de empresários na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). "Acredito que temos plenas condições de manter um crescimento ao redor de 5% [em 2008], que já é muito favorável. A partir do meio do ano, veremos uma reaceleração."
Na avaliação de Mantega, a economia brasileira continua em trajetória positiva "apesar dos problemas no mundo, como a crise financeira americana e o recrudescimento da inflação". Ele atribui a desaceleração a uma natural "tomada de fôlego" por parte do setor produtivo, à elevação dos juros e ao fenômeno mundial de elevação de preços.
No entanto, segundo ele, o que garante o avanço sustentado do país é a demanda interna e o aumento do investimento feiro pelo setor produtivo. "A inflação pode-se dizer que se deva a um choque de commodities metálicas, agrícolas e de energia. Com safras maiores, haverá uma reversão da alta, mas não creio que os alimentos voltem aos níveis de antes."

Focus
Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central elevaram a sua projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. De acordo com a pesquisa semanal Focus, a previsão subiu de 4,69% para 4,70%.
Também foram revisadas para cima as expectativas para a inflação: os analistas esperam que a taxa Selic termine 2008 em 13,5%, ante previsão anterior de 13,25% ao ano.
Os economistas mantiveram a previsão de uma alta de 0,5 ponto percentual nos juros na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC). A taxa passaria de 11,75% para 12,25% ao ano.


Texto Anterior: Integração: Lula cogita moeda única na América do Sul
Próximo Texto: País deve usar petróleo para se industrializar, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.