São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RIQUEZA AMERICANA

Recuperação de indicadores econômicos dos EUA faz Fed manter juros
O Fed (o banco central americano) manteve ontem a taxa de juros do país inalterada em 1,75% ao ano, com viés neutro. A decisão de manter os juros foi baseada na percepção da instituição de que a economia dos Estados Unidos continua melhorando. Confirmando o Fed, dois indicadores divulgados ontem registraram alta.
Apesar de sua decisão, o Fed afirmou que a economia americana está se recuperando em um passo mais lento que o previamente esperado. A respeito do viés neutro, a instituição disse que as forças positivas da economia americana estão equilibradas com as negativas, sinalizando crescimento. Por isso, a utilização do viés no momento é dispensável.
As encomendas de bens duráveis às indústrias americanas subiram 0,6% em maio, depois do crescimento de 0,4% registrado em abril.
Segundo o Departamento do Comércio, o último levantamento mostra uma recuperação clara do setor manufatureiro, um dos mais atingidos pela desaceleração econômica do país em 2001.
Além das encomendas, também subiram em maio as vendas de novas residências nos Estados Unidos. O crescimento, de 8,1% em relação ao mês anterior, é o maior da história do indicador.
As baixas taxas de juros e as quedas no mercado de ações foram, de acordo com o Departamento do Comércio, os principais motivos desse resultado.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Luís Nassif: Risco BB = libor + 0,6 ponto
Próximo Texto: Comércio exterior: Insumo agrícola importado não pagará imposto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.