São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, suas idéias eram respeitadas

DA REDAÇÃO

Embora nem sempre concordassem com as idéias de Rudiger Dornbusch, economistas brasileiros ouvidos pela Folha respeitavam suas teorias e sua contribuição ao debate econômico.

Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro: "Dornbusch era uma personalidade muito forte. Muitas vezes isso o levava a posições controvertidas, muito radicais. Mas sempre enriquecia o debate. Era também muito inteligente e muito bem preparado teoricamente".

João Paulo dos Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento (governos Médici e Geisel): "O que a gente tem a fazer é lamentar. Era um dos poucos economistas que podiam ser considerados um "brazilianist" (especialista em Brasil), embora nos últimos tempos ele viesse sendo mais um "latinamericanist". Durante muito tempo ele esteve muito ligado ao Brasil e continuou acompanhando as coisas do país, com um pouco de impulsividade, mas sempre com muita capacidade de análise. Tinha suas características especiais, sempre tendendo à polêmica. Lembro bem de que em uma reunião, acho que do World Economic Forum, em Davos [Suíça", ele fez declarações provocativas sobre a América Latina e um brasileiro chegou a interromper seu pronunciamento para protestar. Mas ele era uma pessoa realmente amiga do Brasil."

Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp: "Era um macroeconomista respeitável, apesar de eu ter muitas restrições às opiniões dele, principalmente na parte cambial e monetária. No caso da Argentina, por exemplo, creio que errou muito em seus comentários e prognósticos".

Paul Singer, professor da Faculdade de Economia da USP: "O Dornbusch era um economista de importância reconhecida, com muitos livros adotados por universidades norte-americanas e brasileiras. Acompanhava com atenção as economias brasileira e argentina, sempre com sua atitude neoliberal agressiva".



Texto Anterior: Memória: Câncer mata economista Rudiger Dornbusch
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.