São Paulo, Terça-feira, 27 de Julho de 1999
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PAINEL S/A

Saco sem fundo 1
A ajuda do governo federal a bancos oficiais começou em 83, com o PAC (Programa de Apoio Creditício). Desde então, houve uma dúzia de versões que nunca conseguiram resolver o problema, diz o advogado Jairo Saddi, especializado em Banco Central.

Saco sem fundo 2
Jairo Saddi afirma que socorrer não adianta. "O negócio é vender." O Proes (versão mais recente da ajuda), cujo gasto estimado era de R$ 22 bilhões, já teria superado os R$ 120 bilhões, segundo cálculos de especialistas.

Tudo pelo social
A Telefônica se comprometerá a gastar R$ 2 milhões para alfabetizar 20 mil crianças no Rio e em São Paulo. O convênio será assinado dia 4 de agosto com o Comunidade Solidária, de Ruth Cardoso. Faz bem para a imagem.

Preços ascendentes
Vestuário, tecidos e calçados puxaram os preços na terceira semana de julho, diz a Federação do Comércio de São Paulo. Os preços no varejo subiram 0,97% na referida semana contra o mesmo período de junho.

Faturamento caindo
Com os preços instáveis, os atacadistas de tecidos prevêem queda de 10% em seu faturamento em julho, diz o sindicato do setor.

Só máxi não basta
Se o governo imagina que a agricultura salvará a pátria, pode estar enganado. A confederação da agricultura (CNA) diz que as exportações estão caindo e que podem não repetir, neste ano, o saldo de US$ 12,4 bilhões de 98. Principal motivo: a queda nos preços internacionais do café, da soja e do açúcar.

Aposta country
A Brahma separou boa parte dos R$ 180 milhões da verba de marketing para a Festa do Peão do Boiadeiro de Barretos (SP). Só latas, serão 30 milhões especiais.

Concorrência federal
Os Correios planejam um serviço que as casas lotéricas (franqueadas da CEF) já oferecem: o recebimento de declaração de IR de contribuintes isentos por R$ 0,50. A Receita Federal estima que 65 milhões de isentos farão a declaração.

Quanto vale o nome?
A marca da Coca-Cola está avaliada em US$ 50 bilhões e a da Nike, em US$ 11 bilhões. Seus patrimônios valem bem menos. Qual o critério para avaliar marca? O tema será debatido no 11º Seminário de Propriedade Industrial, que discutirá critérios de avaliação de marcas, em agosto, no Rio.

Cultura empresarial
As diferenças entre a Brahma e a Antarctica certamente tornam a fusão mais complicada operacionalmente. Exemplo: o programa de trainees da Antarctica planejava chamar 120 jovens neste ano; o da Brahma chama, em média, dez por ano.

Tentativa válida
Será instalado hoje o Pólo de Desenvolvimento Integrado do Cariri, no Ceará. Roberto Spolidoro, engenheiro especializado no tema, discutirá o potencial do modelo em tempos de economia globalizada. E parece uma alternativa viável.

Patrocínio lírico
A marca Alfa Romeo reforça a temporada de óperas em São Paulo com "Dom Giovanni". Pertencente ao grupo Fiat, a marca patrocina o teatro Alfa com R$ 300 mil por ano.


E-mail: painelsa@uol.com.br



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