São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

STJ suspende liminar

Greve de cegonheiros pode terminar hoje

DA REDAÇÃO

A greve dos cegonheiros pode chegar ao fim hoje. Segundo o vice-presidente do sindicato da categoria, Elias Fazan, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu uma liminar para suspender os efeitos de outra liminar da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. A decisão era a principal reivindicação dos cegonheiros para a suspensão da greve.
A liminar derruba decisão que obrigava a General Motors a repassar 10% da carga de veículos novos fabricados na fábrica de Gravataí, hoje transportada por empresas filiadas à ANTV (Associação Nacional das Empresas Transportadoras de Veículos), para outras transportadoras.
Para Fazan, a decisão do STJ dará tranqüilidade aos trabalhadores para se defenderem. "A decisão da Justiça Federal foi tomada antes da etapa de produção de provas. Nós nem sabíamos sobre o que éramos acusados."
A categoria se reúne hoje em São Bernardo para decidir o futuro do movimento.

Filas
Ontem, foi registrada uma fila incomum de cegonheiros em frente aos pátios do porto de Santos (SP). Segundo fontes de uma empresa de despachos aduaneiros que atua no porto, há cerca de 150 carretas aguardando espaço. Normalmente, o número não chega a 50.
As montadoras admitiram problemas no embarque, mas negaram relação com a greve. Segundo a GM, o aumento ocorreu devido à elevação das exportações.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Contas públicas: Aperto fiscal já está perto da meta do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.