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NATAL
Bauducco deve produzir 12,5 milhões de unidades, e Visconti, 7,1 milhões de unidades; produto se populariza
Venda de panetone cresce 10% neste ano
MAURICIO ESPOSITO
da Reportagem Local
O Natal deste ano promete ser
farto para os principais fabricantes
de panetone do país.
Enquanto as vendas no comércio não decolam, as indústrias de
panetone estão prevendo um crescimento de 10% na comercialização do produto neste final de ano.
Aumento esse que será tanto em
volume físico quanto em faturamento.
A sazonalidade da produção e
venda, que é concentrada nos meses de outubro, novembro e dezembro, favorece o consumo, segundo os fabricantes.
Afinal, não é o ano todo que se
encontra panetone nas gôndolas e,
quando chega a época, sempre se
acaba comprando ao menos uma
unidade.
Além disso, segundo os fabricantes, o produto está cada vez
mais popular, deixando de ser privilégio de consumo dos moradores dos grandes centros urbanos.
A marca líder de mercado -a
Bauducco- deve produzir 12,5
milhões de unidades neste ano.
"O mercado está favorável", afirma Marina de Vitto, gerente de
grupo de produto da empresa.
A Bauducco promete grandes investimentos em publicidade para
os próximos meses e deve inovar
suas estratégias de marketing, mas
faz segredo de suas novidades.
"Vamos anunciar no início de novembro", comenta a gerente. O segundo maior fabricante, a Visconti, também acredita em crescimento de 10% das vendas.
"O mercado vem crescendo entre 7% e 8% ao ano desde o início
do Real e o produto se populariza
cada vez mais em outras regiões do
Brasil", avalia Maurício Furtado,
gerente de marketing da Visconti.
A empresa pretende colocar no
mercado, neste ano, 7,1 milhões de
unidades, atingindo um faturamento, só com o produto, de
aproximadamente R$ 24 milhões.
"Vamos investir R$ 2 milhões
em publicidade e promoções e
queremos aumentar nossa participação de mercado", diz.
O segmento panetone representa 35%, aproximadamente, do faturamento financeiro da empresa.
A Visconti, que desde agosto de
96 é uma joint venture com a Arisco, quer aproveitar a rede de distribuição da parceira, uma das
maiores indústrias de alimentos
do país, para crescer em vendas.
Outro fabricante, a Cepam, proprietária da marca Village, também está otimista com o potencial
de vendas para o Natal. A Cepam
vai produzir neste ano 2,8 milhões
de unidades, cerca de 10% a mais
do que no ano passado. "Os nossos distribuidores estão crescendo
de tamanho e quanto mais aumenta o número de lojas, mais cresce o
consumo de panetone", diz Casimiro Ausenka, gerente.
Segundo ele, o panetone está hoje em praticamente todos os Estados do país. "Concentraremos esforços nas promoções em pontos-de-venda", revela.
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