São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ORIENTE

Estagnada, economia japonesa ruma para o quarto ano consecutivo de deflação
O Japão está a caminho de registrar o quarto ano consecutivo de deflação, um fenômeno não visto em nenhum país industrializado no pós-Segunda Guerra. Em setembro, o núcleo do índice de preços ao consumidor caiu pelo 36º mês seguido.
No mês passado, de acordo com o governo, o núcleo do índice de custo de vida (no qual não entram as voláteis categorias de alimentos e combustíveis) recuou 0,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na cidade de Tóquio, os preços caíram 0,8% em outubro, a 38ª queda mensal consecutiva.
Preços em queda de maneira constante e duradoura reduzem a margem de lucro da empresas, que acabam tendo dificuldades para quitar dívidas.
A deflação, aliada a estagnação econômica, explica os elevados índices de quebra na economia japonesa e também as montanhas de créditos podres que afetam a saúde dos bancos japoneses. (DO "FINANCIAL TIMES")


Texto Anterior: Luís Nassif: O estadista do Brasil
Próximo Texto: Empresas dos EUA já estudam como explorar reservas de óleo do Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.