São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADOS E SERVIÇOS

Queda deve ficar entre 5% e 6%, em média, em SP; pagar à vista, em janeiro, dá desconto de 3,5%
IPVA de carro nacional usado cai em 2003

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os donos de veículos nacionais usados licenciados no Estado de São Paulo vão pagar em 2003 menos IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do que pagaram neste ano.
A queda, no entanto, não deve ser motivo de comemoração. Pagar menos imposto significa que o veículo vale menos no mercado.
Os valores do imposto a ser pago em 2003 serão divulgados na terça-feira pela Secretaria da Fazenda do Estado. Embora ainda não disponha dos dados finais, o coordenador da Administração Tributária paulista, Clóvis Panzarini, estima que a queda poderá ficar entre 5% e 6%, em média.
No caso de alguns modelos de veículos importados, porém, o imposto aumentará por causa da valorização do dólar nos últimos meses. O valor do imposto é calculado com base no valor de mercado dos veículos em setembro.
Como nos anos anteriores, o pagamento será feito com base no algarismo final da placa. Assim, em 8 de janeiro vence o imposto para os veículos de final 1; no dia 9, final 2, e assim sucessivamente. Quem pagar à vista em janeiro terá desconto de 3,5%.
O pagamento em parcela única, em fevereiro, não tem desconto. Quem quiser poderá pagar o imposto em três vezes, sem acréscimo, de janeiro a março. Ao optar pelo parcelamento, o contribuinte é obrigado a pagar a primeira cota em janeiro. Se não pagá-la, perde o direito ao parcelamento.
As formas de pagamento do imposto e do licenciamento dos veículos serão as mesmas deste ano. A Secretaria da Fazenda não enviará a guia de pagamento para a casa do contribuinte.
Segundo Panzarini, os contribuintes receberão um Aviso de Vencimento com os dados do veículo e os valores do imposto e do seguro obrigatório. O aviso não será usado para o pagamento.
Para pagar o imposto o contribuinte precisará ter em mãos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), onde consta o código do Renavam. O pagamento poderá ser feito pela internet, nos bancos 24 horas, nos caixas, nos caixas eletrônicos, por meio de débito agendado etc.
Quem quiser poderá pagar o imposto com o uso de guia. Para isso, terá de obtê-la no site do governo paulista (www.saopaulo.sp.gov.br). São 23 bancos que recebem o imposto com guia. Se preferir, o contribuinte pode fazer o licenciamento do veículo quando pagar o imposto (em janeiro, em fevereiro ou em março).
O seguro obrigatório deve ser pago em janeiro (para quem quitar o IPVA à vista, com desconto), em fevereiro (à vista, sem desconto) ou em março (terceira cota).


Texto Anterior: Empresas dos EUA já estudam como explorar reservas de óleo do Iraque
Próximo Texto: Previdência privada: Perda de fundos em Bolsas é de R$ 11,8 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.