São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

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Grife é pioneira no exterior, dizem analistas

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde a fundação de sua primeira joalheria, no Rio de Janeiro, em 1949, o clã liderado por Hans Stern colocou a pedraria nativa do Brasil no mapa do mercado de jóias de luxo.
A H.Stern é, ainda hoje, uma das poucas grifes locais a ocupar posição de peso no mercado internacional. "Graças ao espírito inquieto de Hans, a grife foi precursora da divulgação do design brasileiro no exterior", afirma a consultora e editora de moda Gloria Kalil.
O legado de Hans foi, ainda em vida, transmitido ao seu filho Roberto Stern, que na década de 90 revolucionou a estrutura de negócios da grife e, em 2003, deu início ao processo de internacionalização da marca. Hoje, a H.Stern tem lojas nos pontos mais cobiçados do mundo, incluindo endereços de luxo em Londres e Paris. "O Roberto herdou essa força do pai. Os dois construíram uma história importantíssima num dos mercados mais cobiçados e fechados do mundo, que é o de artigos de luxo", completa Gloria.
"Hans era um homem muito organizado, tinha uma mente aguda, ativa. Mesmo adoentado, nunca o vi abatido", declara a empresária de moda Costanza Pascolato, que atua como consultora e designer de linhas especiais da H.Stern há 17 anos. "Fico muito tranqüila com o futuro da marca. Ele deixou a empresa encaminhada e um filho que já provou ser um grande homem de negócios."
A empresária, que se tornou amiga da família, relembra seus raros momentos informais ao lado do joalheiro. "Nunca fomos muito íntimos, Hans era um homem reservado. Porém sempre tinha comentários muito pertinentes."
Além das coleções de Costanza, a H.Stern fez uma série de outras parcerias importantes, que ajudaram a divulgar e a consolidar a imagem da marca dentro e fora do Brasil. Entre elas, linhas assinadas pelo músico Carlinhos Brown e pelos irmãos Campana. As campanhas publicitárias não ficam atrás: Camila Pitanga, a atriz de Hollywood Ashley Judd e a top model Kate Moss foram alguns dos rostos que estamparam anúncios da marca.
Atualmente, as jóias da H.Stern estão sempre no tapete vermelho do Oscar -já adornaram celebridades como Angelina Jolie e Catherine Zeta-Jones- e foram usadas no longa-metragem baseado no seriado "Sex and the City", ainda em fase de filmagem.
"Se hoje fashionistas de todo o mundo usam pedras brasileiras, com design brasileiro, muito disso se deve ao trabalho de Hans e da H.Stern", afirma o estilista Fause Haten, da São Paulo Fashion Week, grande admirador do trabalho da grife.


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