São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Cresce otimismo para material de construção

O otimismo entre os empresários do setor de material de construção aumentou, segundo pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), feita neste mês com as empresas líderes do setor. Cerca de 80% dos fabricantes esperam bom desempenho nos próximos 12 meses, ante 19% que aguardam um ano regular. Só 1% está pessimista.
As ações do governo, como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, estão entre os motivos para a melhora do ânimo da indústria, segundo Melvyn Fox, presidente da Abramat.
A prorrogação da redução do IPI para material de construção, que ocorreu em julho, também contribuiu para estimular o "consumidor formiga", aquele que compra em pequena quantidade nas lojas de produtos para reformar ou construir. A entidade estima que essa modalidade de consumo seja responsável por 60% das vendas do setor, ante 40% do consumo por grandes construtoras e obras de infraestrutura.
Cerca de 70% dos empresários dizem que têm boas expectativas em relação às ações governamentais. A tendência de aumento do otimismo também aparece na intenção de investimento do setor. Em outubro, 47% dos empresários afirmaram que pretendem investir nos próximos 12 meses, contra 43% em setembro.
O emprego confirma o otimismo no setor, segundo o SindusCon. O levantamento do nível de emprego relativo a setembro, que será divulgado nesta semana, deve alcançar 2,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país. Desde junho, as 109 mil demissões ocorridas nos últimos dois meses de 2008 já foram recuperadas. O crescimento neste ano já é de cerca de 8% no acumulado desde janeiro.

Gigante do ramo bananeiro se insurge contra documentário

"Bananas!*" é um documentário dirigido pelo sueco Fredrik Gertten que estreia hoje na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com duas histórias: a que aparece na película e a que se desenvolveu após o seu lançamento, neste ano. O papel de vilã em ambas fica com a americana Dole Food Company, a maior empresa do ramo de frutas e legumes do mundo.
Na tela, o espectador conhece o drama dos nicaraguenses que responsabilizam as companhias que cultivam a banana na América Central por doenças supostamente causadas pela utilização, nas plantações nas quais atuaram, de um pesticida banido dos Estados Unidos no final da década de 1970.
A Dole acusa o diretor de distorcer provas. A gigante também resolveu acionar Gertten por difamação -antes, conseguiu que a Mostra de Los Angeles suspendesse a exibição do documentário na edição deste ano.
Quando, no início de outubro, empresários suecos do ramo alimentício pararam de vender os produtos da Dole, a companhia desistiu de processar a equipe de produção.

PERSONALIZADO
O Hotel Emiliano vai lançar o Sob Medida, programa para aumentar o detalhamento com que personaliza seu serviço. O hotel já trabalhava a customização a partir de um banco de dados das preferências, desde o xampu mais adequado a cada cliente até a agenda de telefones e o travesseiro. Agora, a ideia é levantar as informações do hóspede desde a primeira estada, diz Gustavo Filgueiras, diretor do Emiliano. Para isso, o hotel faz um questionário ao novo cliente e cruza seus dados com o perfil de outros de seu arquivo. "Ele deve se sentir em casa. Na casa de uma pessoa muito rica, ninguém fica perguntando o que ela gosta. Já está lá. Vamos oferecer isso mesmo ao hóspede que nunca veio." A diária será R$ 2.150.

SEM IPI 1
A opinião do varejo está dividida, segundo pesquisa da Fecomercio SP com 300 varejistas de grande, pequeno e médio porte. Para 50% deles, se a redução do IPI continuar, as vendas de Natal dos produtos de linha branca deverão aumentar. Os outros 50% responderam que devem se manter iguais.

SEM IPI 2
A última pesquisa de conjuntura do varejo divulgada pela Fecomercio mostra que as vendas nas lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos cresceram 1,2% em agosto, mas permaneceram no vermelho no acumulado dos oito primeiros meses do ano, com retração de 9,6%.

MACARRÃO
A rede brasileira de alimentação Spoleto quer reforçar sua atuação no mercado latino-americano. A meta é abrir unidades na Argentina, no Chile, no Peru, na Costa Rica e no Equador em 2010. Hoje, a empresa possui restaurantes no exterior no México e na Espanha.

CULTURA
Depois de anunciar a criação do Ticket Cultura, a Ticket planeja novas ações nesta área. Cerca de 370 atividades gratuitas serão promovidas em cinco capitais brasileiras na 3ª Semana Ticket Cultura & Esporte, que em 2008 aconteceu apenas em São Paulo. Neste ano o evento também será realizado em Porto Alegre, Rio, Belo Horizonte e Recife entre os dias 5 e 15 de novembro.

DOCUMENTÁRIO
Um documentário com depoimentos de moradores da reserva Mamirauá, no Amazonas, será produzido por 15 jovens que participam de programa de educação ambiental promovido pela Esso/ExxonMobil e pela Usaid (agência americana de desenvolvimento). O vídeo será utilizado como material didático das escolas públicas da região.

ESTUDANTE
O IED (Istituto Europeo di Design), com sede em São Paulo, recebe credenciamento do MEC. Com isso, seus cursos nas áreas de design, moda e artes visuais passam a ser válidos como graduação e pós-graduação. A escola está presente na Itália, na Espanha, e, desde 2005, no Brasil.



com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Falta de asfalto paralisa obras do PAC no Nordeste
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.